Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Arábia Saudita

BR pede adiamento para validação dos novos critérios de abate halal

Ao final da reunião ficaram estabelecidas as assinaturas de um protocolo de intenções com o objetivo de estreitar a relação entre os países

BR pede adiamento para validação dos novos critérios de abate halal

Eumar Novacki e o Vice-Ministro Ahmed bin Saleh Al AyadahEm reunião Riyadh, capital da Arábia Saudita, a comitiva oficial brasileira teve como uma de suas pautas o pedido de adiamento para os rígidos critérios exigidos pelo Governo Árabe ao abate halal. O Governo brasileiro pediu por mais 60 dias para que passe a valer tais critérios. Ao final da reunião ficaram estabelecidas as assinaturas de um protocolo de intenções com o objetivo de estreitar a relação entre os países e de um termo de cooperação técnica para troca de experiências.

O abate Halal é requisito religioso para acessar o mercado de vários países árabes. De acordo com o Mapa, a Arábia Saudita cada vez mais restringe o acesso, mas o Governo Brasileiro apresentou um trabalho técnico-científico realizado pela Embrapa, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), explicando que o procedimento usado no Brasil segue rigorosamente os preceitos estabelecidos no abate Halal.

A reunião contou com a presença do Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, que foi recebido pelo Vice-Ministro Ahmed bin Saleh Al Ayadah do Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Águas do Governo Saudita.

A Arábia Saudita é o principal destino das exportações agropecuárias do Brasil no Oriente Médio. Em 2017, as exportações brasileiras somaram mais de US$ 2,6 bilhões de dólares.  O frango é o principal produto, com 591 mil toneladas exportadas, que renderam mais de US$ 1 bilhão de dólares.

Na reunião, o Vice-Ministro disse que o País tem todo o interesse em estreitar relação com o Brasil, parceiro comercial há mais de 40 anos. Na primeira semana de maio, o Governo Saudita enviará missão técnica para habilitação do Brasil na exportação de bovinos vivos.