Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil discute normas fitossanitárias internacionais em Roma

Representantes do Mapa apresentarão informações sobre a primeira reunião do comitê de normas.

Redação (27/03/2009) – As Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias (NIMF´s) sobre classificação de commodities do comércio internacional e a atualização de medidas, como o uso de embalagens de madeira, estarão entre as discussões da 4ª reunião da Comissão de Medidas Fitossanitárias (CMF), a partir de segunda-feira (30), em Roma.

Até a próxima sexta-feira (3), representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentarão informações sobre a primeira reunião do comitê de normas, ocorrida no Brasil, em novembro. Entre elas, as NIMF´s utilizadas pelo Mercosul na classificação de commodities do comércio internacional, que poderá facilitar as discussões sobre a exportação de vários produtos vegetais. Atualmente, o comitê é presidido pelo diretor de Programa da Área Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura (SDA/Mapa), Odilson Ribeiro.

O Brasil é membro fundador da Convenção Internacional para Proteção dos Vegetais (CIPV), órgão que discute normas do comércio internacional de vegetais e seus produtos, do ponto de vista fitossanitário. 170 países são membros dessa convenção.