Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Brasil e Irã iniciam negociação para exportar material genético avícola

Importação iraniana de produtos brasileiros é a 5ª maior do mundo

Brasil e Irã iniciam negociação para exportar material genético avícola

.Na primeira reunião do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Irã, em Brasília, na semana passada, as partes avançaram nas negociações para assinatura de dois memorandos de entendimento. Na pauta de reunião do Comitê foram discutidos procedimentos para exportação de carne bovina, exportação de gado vivo e material genético bovino e avícola.

Em 2016, o Irã importou US $ 2,1 bilhões, principalmente milho, soja em grãos e carne bovina in natura. Agora há interesse de exportar para o Brasil ureia, frutas secas e amêndoas.

Os representantes brasileiros e iranianos se comprometeram a realizar ações de promoção de produtos do agronegócio com os setores privados interessados na exportação, a partir de 2018. E ainda no próximo ano haverá uma nova rodada de negociações.

O primeiro memorando irá tratar o setor de área vegetal, já o segundo sobre cooperação em pesquisas agropecuárias. O Irã é o 5º maior parceiro comercial do agronegócio brasileiro. “Esperamos que, em breve, o resultado dessa reunião se reflita no comércio Brasil-Irã. Vamos precisar discutir ainda alguns temas para finalizar a assinatura”, disse Odilson Ribeiro e Silva, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).