Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli

Brasil não pode abrir mão de todas as soluções para atender mercado com segurança alimentar

Para o pesquisador Evandro Moraes, do Instituto de Zootecnia de São Paulo, pensar em bem-estar animal no país é pensar em nichos de mercado

Brasil não pode abrir mão de todas as soluções para atender mercado com segurança alimentar

O pesquisador do Instituto de Zootecnia de São Paulo, Evandro Moraes, falou à TV Gessulli sobre a evolução do manejo em bem-estar animal. Para o pesquisador, a produção de poedeiras livre de gaiolas é um nicho de mercado que não tem condições de representar toda a cadeia avícola no Brasil principalmente pela questão sanitária.  

“Muitos sistemas que se preconizam na atualidade, como tirar as aves das gaiolas e colocar ela no chão já existiram. Estamos recontando a história, eles sairam de uso porque não eram competitivos devido a problemas sanitários que existiam nas colônias. Por isso que a ave acabou indo para a gaiola, ficando assim longe do contato com seus excretos e controle do rebanho – quando eu coloco em gaiola consigo ter um controle melhor da população e da produção”, conta Moraes.

O pesquisador lembrou que o Brasil não é um país pequeno e desenvolvido a tal modo que se pode abrir mão de soluções possíveis para atender mercado e segurança alimentar.  “Acredito que em um país equilibrado é fácil de implementar essa tecnologia. No nosso, que sobra um abismo social, disparidade de regiões, fica muito difícil de ser propagado isso. No Brasil eu encararia como um nicho de mercado”, afirma. Assista: