Guia Gessulli

Brasil recebe certificado para exportar produtos Halal à Indonésia

A&G Assessoria de Imprensa
30-Abr-2009 15:37 - Atualizado em 20/04/2016 14:38

O Centro de Divulgação do Islam para a América Latina (CDIAL) em conjunto com o grupo brasileiro de Abate Halal (GAH), empresa responsável pela aplicação das regras islâmicas na produção e no processamento de produtos agropecuários, principalmente de origem animal, recebeu do Majelis Ulama Indonésia (MUI), principal conselho muçulmano do país asiático, o certificado de exportação dos produtos Halal para a Indonésia.

Agora o Centro de Divulgação do Islam para a América Latina (CDIAL), entidade sem fins lucrativos, responsável pelo certificado, se junta aos outros 26 grupos que possuem a certificação ao redor do mundo, sendo o único da América Latina.

A Indonésia é o mais populoso dos países islâmicos com cerca de 200 milhões muçulmanos e um importante mercado de produtos Halal para o mundo. A certificação contribui para explorar a capacidade de exportação para o país, não apenas no mercado de carnes, mas em outros tipos de produtos Halal como aromas e cosméticos.

Em 2008 o Brasil exportou 1,1 bilhão* de dólares para a Indonésia, obtendo um saldo comercial de 33 milhões* de dólares no ano. O Brasil exporta para a Indonésia, principalmente, produtos semimanufaturados de ferro e aço, produtos da soja, minério de ferro, algodão e fumo. E agora com o certificado pode ter forte presença no mercado de produtos alimentícios da Indonésia.

A notícia sobre a certificação recebida pelo Centro de Divulgação do Islam para a América Latina (CDIAL), vem em conjunto com a missão brasileira à Indonésia, organizada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que se realizará de 1 a 11 de maio.

Nos 112 países que contém a presença de muçulmanos, cerca de 2 bilhões de pessoas, a movimentação de produtos Halal é estimada em US$ 150 bilhões, somente no setor de alimentos.

O que é um alimento Halal?

Alimentos Halal são aqueles cultivados e processados de acordo com a jurisprudência Islâmica. A lei exige que nenhum alimento contenha impurezas, chamadas de Najs. Animais carnívoros terrestres, carne de porco e aves de rapina são alguns exemplos de animais proibidos para o consumo dos muçulmanos.

O processo não é muito diferente do convencional, mas segue a tradição islâmica como voltar o animal para Meca e pronunciar “em nome de Deus, Deus é maior” (Bismillah Allahu Akbar) na hora do abate. Outro diferencial é que o animal deve ser degolado de forma rápida e não dolorosa.

A palavra Halal no idioma árabe significa lícito, permissível. São os produtos julgados consumíveis pelos muçulmanos. O termo significa alimento produzido sob a supervisão da Lei Islâmica Shariah.

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021
29 de Novembro de 2021
Crescimento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021

Aumento, de 4,5%, tem relação direta com a queda do poder aquisitivo da população, que passou a procurar proteínas mais baratas

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor
Conteúdo Técnico

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor

Oferecer um controle térmico adequado às aves em dias de calor é um dos grandes desafios dos produtores, que precisam observar o comportamento das aves e manter o equilíbrio da temperatura e umidade do ar.

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro
Mercado Interno

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro

Já o valor pago ao produtor de carne suína avançou 19,7%, segundo o relatório Mercados e Preços Agropecuários