Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil suspende importação de aves do Canadá

MAPA suspendeu, na última sexta, dia 20, por tempo indeterminado, importação de aves canadenses.

Redação AI 25/02/2004 – 08h20 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento suspendeu na última sexta (20/02), por tempo indeterminado, a importação de aves do Canadá. As autorizações de importação já concedidas também estão suspensas. A compra de produtos e subprodutos de aves canadenses estarão sujeitas a aprovação do Departamento de Defesa Animal (DDA).

A medida foi determinada hoje a todos os portos e aeroportos do país para evitar a contaminação das aves brasileiras pelo vírus da influenza aviária, a chamada “gripe do frango”. O vírus detectado no Canadá, do tipo H7, é menos letal que o tipo H5N, registrado na Ásia, segundo Egon Vieira da Silva, gerente do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). “Ainda assim, as normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendam o fechamento dos mercados em função desse vírus”, explica.

O governo do Canadá informou oficialmente ontem o registro de um caso da gripe do frango num estabelecimento aviário na província da Columbia Britânica, no sudoeste do país. O Brasil já suspendeu a importação produtos e subprodutos de aves e de arroz em casca de 11 países da Ásia. O país também proibiu a entrada de aves dos Estados Unidos.

Para impedir a entrada da gripe do frango no país, o PNSA, em vigor desde 1994, tem desenvolvido estudos de atividade viral e vigilância para a “Newcastle”, que também é uma doença da “Lista A” da OIE, de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial. As principais via de transmissão do vírus da influenza aviária são excreções e secreções de aves migratórias. Os proprietários, trabalhadores, técnicos e visitantes eventuais das granjas podem transferir fezes de lotes contaminados, através dos calçados ou de outro material (veículos de transporte, ração, cama, comedouros, bebedouros, gaiolas), para lotes suscetíveis ao vírus.

O primeiro caso de transmissão de influenza aviária para humanos ocorreu em 1997, em Hong Kong, e provocou 18 casos e 6 mortes. Estudos genéticos subseqüentes associaram este surto em humanos à epidemia de influenza aviária. Foram sacrificadas em torno de 1,5 milhão de aves domésticas naquele país. Outros surtos de influenza aviária em humanos foram identificados recentemente: um em Hong Kong em fevereiro de 2003, com dois casos e uma morte; e outro na Bélgica e Holanda, em abril de 2003, com 83 casos e o óbito de um veterinário.