Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações

Brasil vence disputa contra Indonésia sobre barreiras ao frango

ABPA comemorou a decisão da OMC, que reiterou que a Indonésia continua impondo barreiras ao frango brasileiro

Brasil vence disputa contra Indonésia sobre barreiras ao frango

O Brasil venceu a disputa contra a Indonésia no Painel de Implementação movido na Organização Mundial do Comércio (OMC) por barreitas adotadas contra o frango do país. A decisão, publicada ontem, aponta que a Indonésia continua imponto barreiras à proteína, mesmo após uma decisão de 2017, que também deu razão aos argumentos do Brasil.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a vitória do País diante do recorrente protecionismo imposto pelo país asiático para a importação de carne de frango do Brasil. Segundo a entidade, as tentativas de acesso a este mercado remontam ao ano de 2009. A ação na OMC foi iniciada em 2015, com decisão favorável em 2017. Dezoito países, além da União Europeia, acompanharam o processo como terceira parte interessada.

“O interesse das diversas nações produtoras e exportadores neste painel demonstra a relevância da ação, bem como as razões sólidas que levaram o Brasil a apresentar o questionamento formal na Organização”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A ABPA, como representação do setor produtivo, acompanhou e deu suporte à ação liderada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com o apoio dos Ministérios da Agricultura e da Economia, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A Indonésia é um importante mercado, com mais de 250 milhões de habitantes de maioria muçulmana e um crescente consumo per capita.  Como grande produtor e exportador, o Brasil se mantém aberto a colaborar com a segurança alimentar deste importante mercado, complementando a produção local. Esperamos que a Indonésia cumpra suas obrigações como país-membro da OMC.”, ressalta Santin.