Salmonella

BRF anuncia recall e recolhe frango in natura do mercado

Também estão sendo recolhidas 299 toneladas que foram destinadas ao mercado internacional

BRF anuncia recall e recolhe frango in natura do mercado

A BRF anunciou que vai iniciar nesta quarta-feira (13) um recall de 164 toneladas de frango in natura no mercado nacional, produzidos na planta de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Em testes laboratoriais realizados pela própria companhia, como parte de seu plano de controle de qualidade, a empresa identificou potencial risco da presença de Salmonella enteritidis na produção dos dias 30 de outubro e 5, 6, 7, 9, 10 e 12 de novembro de 2018, e com carimbo de inspeção do S.I.F. 18. Adicionalmente, também estão sendo recolhidas 299 toneladas que foram destinadas ao mercado internacional.

Em comunicado, a companhia ressalta que esse microrganismo não sobrevive se o alimento for cozido, frito ou assado, o que é a regra no consumo de produtos de frango in natura, conforme descrito na embalagem. Caso esses cuidados não sejam observados, a Salmonella enteritidis representa risco à saúde, podendo causar infecção gastrointestinal cujo sintomas mais comuns são: dores abdominais, diarreia, febre e vômito.

Estão sendo recolhidas do mercado nacional coxas e sobrecoxas sem osso, meio peito sem osso e sem pele (em embalagens de 15kgs), filezinhos de frango (embalagem de 1kg), filé de peito (embalagem de 2kg) e coração (embalagem de 1kg).

A presença da Salmonella enteritidis foi confirmada em uma parte das análises realizadas em produtos fabricados nas datas envolvidas no recall. Mas com base no princípio da precaução e na orientação das autoridades, a BRF afirma que está fazendo o recolhimento de tudo o que foi produzido em Dourados nas datas acima citadas, independentemente da positividade confirmada.

Ainda de acordo com a BRF, já foi iniciada a coleta de todos os lotes para os quais determinou-se o recolhimento, com a retirada dos produtos eventualmente estocados em pontos de vendas. Com o recall, os consumidores finais que tenham o alimento em casa devem consultar as datas de fabricação e origem nas embalagens dos cortes de frango e entrar em contato por meio do e-mail [email protected]  ou pelo telefone 0800 031 1315. Equipes internas informarão os procedimentos para substituição, devolução ou ressarcimento gratuito dos produtos.