Tecnologia

BRF incorpora cultura de startups para modernizar operações

Conceitos da indústria 4.0 já são aplicados em instalações da empresa no Brasil

BRF incorpora cultura de startups para modernizar operações

O perfil ágil e moderno, comum às startups, vêm sendo incorporado gradativamente pela BRF. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de alimentos, uma das maiores do mundo, figura entre as selecionadas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para participar do Programa Conexão Startup Indústria 4.0, que vai estimular centenas de startups do Brasil e exterior a desenvolver soluções inovadoras às indústrias participantes.

“Buscamos soluções para reduzir custos, aumentar a produtividade e aprimorar a gestão de processos para avançarmos na eficiência operacional, uma das prioridades da companhia. Desta forma, o concurso da ABDI está alinhado à nossa estratégia, que é norteada pelos compromissos com a segurança, qualidade e integridade, presentes em todas as etapas da nossa operação, seja na indústria ou no campo”, explica Ricardo Trinkel, diretor de engenharia.

A transformação digital das linhas produção, que asseguram um controle mais refinado de todo o processo e o monitoramento por sistemas de visão na indústria, soluções digitais de treinamento e gameficação, são iniciativas que estão no ciclo de projetos de investimento da BRF e derivam dessa aproximação da empresa com as startups. Um dos exemplos é o contato permanente com food techs, para viabilizar o desenvolvimento de novos produtos.

“Enquanto as startups e food techs auxiliam na frente da inovação, a BRF oferece um ambiente propício para que os ganhos com as soluções desenvolvidas sejam percebidos em larga escala”, afirma Ricardo Trinkel. “A BRF está inserida em uma cadeia produtiva longa e complexa, que tem início no campo com a produção das aves e suínos, passa pela indústria, chega ao supermercado e, por fim, à mesa do consumidor. Estas iniciativas tecnológicas alinhadas à estratégia de eficiência operacional são fundamentais para que possamos ter sucesso nesta jornada”, completa.

A divulgação da primeira seleção de startups do Conexão Startup Indústria 4.0 promovida pela ABDI será feita em 17 de agosto. Após essa data, será realizado o Co Discovery Lab, no dia 15 de novembro, dedicado à criação de grupos de trabalho formados pelas indústrias e startups. No dia 29 de novembro serão anunciadas as duas startups escolhidas pela BRF para o desafio final, que devem  entregar a prova de conceito do desafio até 28 março de 2020.

A última fase do projeto acontece em 26 de junho de 2020, quando as startups e empresas farão demonstrações em um evento da ABDI. No total, serão R$ 4,8 milhões em prêmios para as startups selecionadas. Para mais informações acesse: https://startupindustria.com.br/startup4-0.