Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Primeiro Trimestre

BTG diz que queda de volume exportado em março pode ser reflexo de congestionamento nos portos chineses

Por outro lado impactos nas exportações continuam limitados, com dados do primeiro trimestre sugerindo que a demanda no exterior continua relativamente forte.

BTG diz que queda de volume exportado em março pode ser reflexo de congestionamento nos portos chineses

A Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou números de exportação de carne para março e do primeiro trimestre de 2020. No setor de aves, os volumes avançaram 10% a /a no primeiro trimestre, mas desaceleraram em março com uma contração de 12% a /a.

De acordo com o relatório divulgado pelo banco BTG, aparentemente, a contração ocorreu no final do mês, pois os dados preliminares até a terceira semana não sugeriam nenhuma restrição de volumes. Para os analista isto pode ser uma conseqüência de uma menor disponibilidade temporária de contêineres refrigerados após o congestionamento nos portos chineses.

Ainda assim, diante das crescentes preocupações com o surto de Covid-19, os impactos nas exportações continuam limitados, com dados do primeiro trimestre sugerindo que a demanda no exterior continua relativamente forte.

Além disso os especialistas do banco afirmam que o câmbio mais favorável permitiu que os spreads de exportação de aves avançassem 4% m / m em março, revertendo a queda recente para 7% acima da média.

O relatório também aponta que no primeiro trimestre, os spreads contraíram 2% q /q, refletindo os custos crescentes dos alimentos para animais e os preços defasados, mas as vendas trimestrais em reais cresceram 28% a/a. Em uma nota lateral, os spreads de aves domésticas contraíram 8% m /m e agora estão 7% abaixo da média, devido aos custos mais altos de alimentação.