Eurotec
24-Mai-2019 08:57
Diversificação

C.Vale quer ampliar base de associados com alternativas de renda

Cooperativa quer um número maior de produtores com novas fontes de renda para reduzir dependência do cultivo de grãos

Mais de 1.500 associados participaram de uma rodada de reuniões promovida pela diretoria da C.Vale, entre 26 de abril e 22 de maio, para estimular os associados a investir na diversificação de atividades. A cooperativa quer um número maior de produtores com novas fontes de renda para reduzir a dependência do cultivo de grãos, que enfrenta riscos climáticos permanentemente. 

O presidente Alfredo Lang mostrou os efeitos da estratégia de ampliação da área de atuação e da industrialização sobre o desempenho da cooperativa nos últimos 24 anos.

A preocupação de Lang é criar condições para que os filhos dos associados permaneçam no campo. “Com a diversificação, a renda é maior e mais garantida. Uma família, mesmo com área pequena, pode ter um bom nível de renda se investir em frangos, peixes, suínos, leite ou mandioca”, assegura.

Ele explica que a industrialização beneficia não apenas os produtores diretamente envolvidos, mas todos os associados. “As sobras geradas pelas indústrias são distribuídas também entre aqueles que só produzem grãos, mesmo em outros estados”, comenta.

Durante as reuniões foram exibidos dez vídeos de famílias que apostaram na diversificação de atividades.

Redação AI/SI
Deixe seu Recado