Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estados Unidos

California confirma gripe aviária em criação de patos

Estima-se que 9.500 patos foram afetados no condado de Monterey

A Influenza aviária de baixa patogenicidade (IABP) foi confirmada em um rebanho de quase 9.500 patos reprodutores no condado de Monterey na Califórnia. O vírus, que é do sorotipo H5, foi encontrado como resultado da vigilância de rotina, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), e nenhuma ave apresentou sinais de doença. A origem do vírus é desconhecida.

Duas instalações avícolas vizinhas no município foram colocadas em quarentena. Amostras dessas duas fazendas foram retiradas e os resultados estão pendentes. Controles de movimento e vigilância reforçada estão sendo aplicados, e as instalações afetadas foram desinfetadas.

O USDA, que divulgou o surto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 24 de abril, vincula esses últimos casos à detecção de um vírus H7N3 IABP em cinco locais no condado de Stanislaus, Califórnia, em setembro e outubro de 2018.

Durante 2018, vírus IABP do subtipo H7N1 foram detectados como resultado de vigilância de rotina em um rebanho de frangos de corte no Texas e em uma fazenda de perus no Missouri, e um vírus H5N2 IABP foi encontrado em oito fazendas de peru em Minnesota em outubro e novembro 2018. Em todos esses casos, no entanto, a situação da doença foi resolvida.