Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Câmara do milho critica estatísticas

Dados sobre produção e demanda do grão no RS geram polêmica na reinstalação da câmara setorial.

Da Redação 04/06/2003 – A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) reinstalou ontem a Câmara Setorial do Milho. O tema de destaque da reunião foi a estimativa de que a próxima safra tenha elevada produtividade, com média de 3,5 mil quilos do grão por hectare, o que supera o índice médio dos últimos dez anos no Estado, que é de 2,7 mil quilos por hectare. No encontro da cadeia produtiva do milho, que contou com a participação de cerca de 20 entidades do setor, a polêmica ficou em torno das estatísticas sobre a produção e a demanda do grão no Estado. Os números apresentados por representantes da avicultura (Asgav/Sipargs), e da indústria suinícola (Acsurs e Sips) não coincidiram entre si, discordando também do levantamento feito pelo IBGE, o qual é utilizado pela Secretaria da Agricultura.

Sobre a discrepância dos dados acerca da produção e consumo do grão, o chefe da Coordenadoria Estadual de Planejamento Agropecuário (Cepa) da SAA, Edegar da Silva, opinou que ”fica claro que o Rio Grande do Sul tem uma vocação natural para produzir melhor; a área para plantio de milho diminuiu, mas a produção vai aumentar”. Apesar dos censos divergentes, a certeza é de que, segundo Silva, ”há constatação de uma safra com ótima produtividade no Estado”.

O chefe da Cepa, que no encontro de ontem representou o secretário substituto da Agricultura, Caio Rocha, afirmou que para a próxima reunião da câmara setorial (com data ainda a ser definida para 17 ou 24 de julho), serão convidados técnicos do IBGE para explicar a metodologia empregada na aferição da área plantada e do volume consumido de milho no Estado, tanto para consumo humano, quanto para ração animal (cerca de 65% da composição). Desta forma, conforme Silva, deverão ser unificados os critérios da SAA e da cadeia produtiva para avaliar todas as etapas da cultura do milho em território gaúcho.

Responsável por 23% da área ocupada com grãos no período de verão, o milho é o cultivo básico em 300 mil propriedades rurais no Rio Grande do Sul. Na atual safra, a produção gaúcha está estimada em cerca de 5,3 milhões de toneladas, 36% a mais que na colheita anterior.

Participaram da reunião representantes das secretarias do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e da Fazenda, Agência de Fomento, Banrisul, Emater, Embrapa, Cesa e Conab. Entre as entidades, estiveram presentes no encontro, além de representantes do setor de avicultura e da suinocultura, a Associação de Produtores de Sementes e a Fecoagro.