Yamasa
America Latina

Câmara Uruguaia de Aves busca aumentar a produção, o consumo e a exportação de aves

19-Fev-2021 09:08

A Câmara Uruguaia de Processadores de Aves (Cupra) afirma ter interlocutores específicos para a avicultura no Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), seja por meio de uma Diretoria de Avicultura, seja por meio da criação de um Instituto de Avicultura.

Na rodada de entrevistas que o senador Guido Manini está realizando com diversos setores produtivos do país, na semana passada se reuniu com representantes da Câmara Uruguaia de Processadores de Aves (Cupra), instituição que reúne as principais avícolas do país: a Avícola del Oeste, Fazenda Tres Arroyos, El Poyote, Tenent, Calpryca, Del Campo e Avícola Valle Alegre. Após o encontro, o jornal La Mañana conversou com seu chefe, Domingo Estévez Castro, que destacou a importância da atividade avícola para o Uruguai.

A avicultura é “um importante setor produtivo nacional” a ponto que “depois da pecuária continua em volume de produção e na preferência dos consumidores uruguaios”, disse Estévez.

Durante o encontro “procuramos transmitir ao senador as preocupações e expectativas do setor”, e destacamos a possibilidade de termos interlocutores específicos para a avicultura no âmbito do Ministério da Pecuária, seja através de uma Diretoria de Avicultura ou através da criação de um Instituto de Aves ”, expressou.

Sobre os principais desafios do setor avícola uruguaio, destacou a importância de “superar da melhor maneira possível as repercussões da pandemia no setor avícola ”, entendendo que “em primeiro lugar” deveria estar “a atenção à saúde dos trabalhadores. , procurando não afetar o consumo e a estabilidade das empresas e de toda a cadeia ”.

AveSui2021_dentro

“As avicultoras também estão trabalhando, tendo um compromisso muito forte com o desenvolvimento do setor. Importantes investimentos têm sido feitos tanto no setor produtivo quanto no industrial ”, afirmou. “A avicultura quer crescer tanto no mercado interno quanto gerando um fluxo de exportação sustentável ao longo do tempo”, explicou.

Com base nisso, as empresas avícolas “traçaram uma agenda para o período 2020-2024”, que foi apresentada ao Instituto Nacional da Carne (INAC) e ao próprio Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca. “Esta agenda foi elaborada em conjunto com a Asociación de Façoneros de Pollos Unidos (AFPU), tendo como ponto de partida a implementação da monitorização contínua dos frigoríficos pelo INAC” através das chamadas caixas pretas , que começou a ser implementado justamente um ano atrás.

Estévez garantiu que com essas caixas-pretas se consegue uma "contribuição transcendente à transparência", com a qual "é possível" colocar maiores desafios ao setor que passam principalmente pelo lado da criação de condições para o desenvolvimento das exportações de produtos e sub. -produtos e, ao mesmo tempo, melhorando a percepção do consumidor local sobre a carne de aves ”.

“Neste momento, através do INAC, está começando a implementar um projeto que visa criar condições para o desenvolvimento da avicultura” , acrescentou. É um “projeto que tem o aval da Agência de Desenvolvimento Nacional, INAC” e tem “a participação como sócios Cupra e AFPU, que são os sindicatos que cobrem o sistema de produção de frangos”.

AveSui2021_dentro

Aposta forte no mercado nacional

A Câmara Uruguaia de Processadores de Aves (Cupra) não tem dúvidas de que no Uruguai é possível aumentar a produção, o consumo interno e a exportação de aves. "Sem dúvida" é algo que pode ser feito, disse Estévez, acrescentando: "Estamos empenhados muito fortemente no desenvolvimento do mercado interno". Os diferentes elos da avicultura “sempre funcionam para isso, de olho no consumidor e na tentativa de satisfazer os seus desejos”.

Em 2020, um ano tão especial registou “um aumento no consumo de carne de aves” com a particularidade de “ter sido a única carne que apresentou aumento de consumo no nosso país”, o que se explica porque “tivemos uma mudança na nossos hábitos de consumo. “A carne de aves é muito versátil para preparar diferentes tipos de refeições, destaca-se por ser uma carne muito saudável, magra, com grande maciez e cozimento rápido, características muito valorizadas pelo consumidor”.

Somado a isso, “se olharmos os preços relativos na oferta ao consumidor, veremos que a carne de frango é a mais barata. É a combinação perfeita: qualidade, versatilidade e preço ”, complementou.

Exportação

Questionado sobre as dificuldades de comercialização interna e de exportação, o presidente de Cupra disse que “no mercado interno temos tido uma concorrência implacável de carnes importadas, principalmente de suínos do Brasil, que devido a problemas de colocação em grandes mercados têm gerado excesso de estoque que depois foram colocados a preços abaixo do custo do nosso país ”, disse. "Isso significou que a produção nacional de frango caiu continuamente por vários anos." No entanto, como já foi dito, “no ano passado houve um forte aumento da produção de frango e ambicionamos manter esse crescimento neste ano e nos que virão”.

AveSui2021_dentro

Em termos de exportações, ele anunciou que está "muito perto de viabilizar o mercado chinês, algo que demorou muito", disse.

Da mesma forma, “queremos vários mercados alternativos” para os quais se trabalha “para viabilizar os frigoríficos e pedimos a abertura de novos mercados”.

“Temos grandes esperanças de que em alguns anos possamos ver uma indústria avícola com um fluxo sustentado de exportação. Isso resultará em mais trabalho para os cidadãos do nosso país ”.

Uruguai pode ser um país competitivo na avicultura

Sobre o mercado externo, Estévez disse que “o consumo de carne de frango está crescendo mundialmente e o comércio também. Este último aumentou cerca de 10% nos últimos 5 anos, o que representa um desafio e uma importante oportunidade para qualquer país produtor de carne de aves ”.

O Uruguai tem as “condições técnicas” de produção “no mesmo nível dos principais produtores”. Portanto, “com um trabalho planejado é possível pensar que o Uruguai melhore suas condições de competitividade para desenvolver uma tendência exportadora”.

5.000 famílias, a maioria nas áreas rurais

Domingo Estévez é o presidente da Câmara Uruguaia de Processadores de Aves. Cupra é um sindicato que reúne as principais indústrias uruguaias do setor, que representam mais de 95% da produção de frango do país, consome grande parte da produção nacional de milho e soja e emprega mais de 5.000 famílias, muitas delas. no setor rural. Fonte: jornal LA MAÑANA Uruguai

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
23 de Fevereiro de 2021
Live

Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?
TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?

A TV Gessulli conversou com o analista da Embrapa Suínos e Aves, Armando Lopes do Amaral, que trouxe dicas práticas de como montar uma granja de suínos

Valorização dos ovos favorece recuperação do poder de compra do avicultor
18 de Fevereiro de 2021
Postura

Valorização dos ovos favorece recuperação do poder de compra do avicultor

Em janeiro, a relação de troca entre a proteína e esses insumos foi a maior da série histórica do Cepea

Escócia confirma segundo caso de gripe aviária
Sanidade

Escócia confirma segundo caso de gripe aviária

Autoridades de saúde animal identificaram um surto de gripe aviária H5N1 altamente patogênica em Fife.

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
24 de Fevereiro de 2021
Crescimento

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%