Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio Exterior

Camex aprova Estratégia Internacional do Agro

A resolução foi proposta com visão de futuro de médio e longo prazos, que vão orientar a atuação governamental no comércio internacional do agronegócio.

Camex aprova Estratégia Internacional do Agro

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou, nesta sexta-feira (21), Estratégia para a Abertura e Ampliação de mercados e a Promoção Internacional do Agronegócio Brasileiro (Esiagro). Trata-se de um projeto da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A Estratégia Internacional do Agro foi coordenada pelo consultor Evandro Brito que, ao longo de mais de um ano, ouviu atores públicos e privados em todo o país. Com a visão completa das necessidades do setor e das políticas em andamento, foi proposta uma linha com visão de futuro de médio e longo prazos – cinco eixos estratégicos, 23 diretrizes e 69 ações, que vão orientar a atuação governamental no comércio internacional do agronegócio.

A publicação do documento pela Camex marca o respaldo institucional à iniciativa liderada pelo Ministério da Agricultura por parte dos demais órgãos públicos relacionados ao comércio exterior. “A chancela da Camex à Estratégia Internacional do Agro mostra que o Estado brasileiro tem rumo claro e consistente para levar o nosso agronegócio a ocupar o espaço que ele merece no mundo”, disse o secretário Odilson Silva.