Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar Animal

Cargill e International Meal Company se comprometem a comprar apenas ovos livres de gaiolas no Brasil

A Animal Equality parabeniza a International Meal Company por se juntar a McDonald's, Burger King e Grupo Bimbo, para acabar com o cruel confinamento de galinhas na produção de ovos do Brasil

A Cargill, um dos maiores produtores nacionais de alimentos e fabricante das maioneses Liza e Maria, e a International Meal Company uma das maiores empresas de restaurantes no país, com 271 lojas no Brasil, Colômbia, Panamá e Estados Unidos – incluindo as famosas cadeias de restaurantes Viena, Frango Assado e Batata Inglesa, anunciaram que comprarão exclusivamente ovos livres de gaiolas para suas cadeias de fornecimento no país. Essas políticas seguem conversas com a Humane Society International (HSI) e outras organizações de proteção animal. 

Fernanda Vieira, gerente de programas e políticas corporativas do departamento de proteção aos animais de produção da HSI no Brasil, declarou: “O bem-estar animal já se tornou uma questão prioritária de responsabilidade social corporativa no Brasil, e nós estamos muito felizes com os compromissos da Cargill e da IMC de comprar exclusivamente ovos livres de gaiolas. Essas políticas melhorarão a vida de milhões de galinhas poedeiras no país, e estamos ansiosos para trabalhar com outras empresas em políticas similares”.

O uso de gaiolas em bateria convencionais para galinhas poedeiras já foi proibido ou está em processo de eliminação em todos os estados membros da União Europeia, Nova Zelândia, Butão e seis estados norte-americanos. A maioria dos estados da Índia, terceiro maior produtor mundial de ovos, declarou que o uso de gaiolas em bateria viola a legislação federal de bem-estar animal, e o país está discutindo uma proibição nacional.

Nos últimos meses, muitas outras grandes empresas do setor alimentício, tais como McDonald’s, Burger King e Grupo Bimbo, se comprometeram a proibir gaiolas em suas cadeias de fornecimento de ovos no Brasil, em resposta à crescente demanda dos consumidores por maior transparência no tratamento dos animais.  

A International Meal Company é uma holding brasileira no setor de serviços alimentícios que opera mais de 380 restaurantes no Brasil, México, Colômbia, Panamá, Porto Rico e República Dominicana. As marcas de restaurantes da empresa incluem Viena, Frango Assado, Red Lobster, Wraps, Go Fresh e Brunella.

“A International Meal Company está dando um passo importante para melhorar as condições dos animais em granjas industriais”, disse Vivian Mocellin, Gerente de Relações Corporativas da Animal Equality no Brasil.

A nova política de ovos livres de gaiolas da International Meal Company é a mais recente tendência das principais empresas do setor alimentício do Brasil. Qualquer empresa que adiar esta decisão logo se verá em desvantagem competitiva, pois agora, mais do que nunca, os consumidores se preocupam com a maneira que os animais de granja estão sendo criados.