Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Carne de frango deve ser a mais consumida no mundo

A previsão é do Conselho Internacional de Avicultura após um balanço das perspectivas globais de proteína 

Carne de frango deve ser a mais consumida no mundo

Uma realidade econômica chamou a atenção Conselho Internacional de Avicultura (IPC na sigla em inglês) devido um balanço das perspectivas globais em sua reunião do primeiro semestre em Nova Orleans, na semana passada. A produção mundial total de carne suína diminuirá em 2019 e a carne de aves deve  ser a proteína de carne mais consumida no mundo.

A agitação no mercado de proteínas de carne está sendo conduzida pela peste suína africana (PSA) em três continentes e 15 países. Espera-se que as perdas de produção em 2019 cheguem a 14% da oferta de carne suína do mundo, mas podem continuar subindo.

“Perdas de suínos na China devido a PSA irá desencadear grandes choques nos mercados de proteína globais e a de aves é a proteína da carne com a mais potencial para vencer.” Disse Christine McCracken, analista de proteína sênior do Rabobank, aos membros do IPC.

Surtos da PSA estão devastando a produção de carne suína produção principalmente no hemisfério oriental, mas o maior impacto é na China, onde quase metade dos suínos do mundo são criados. Os rebanhos estão sendo duramente atingidos por uma doença que resulta em 100% de mortalidade de animais infectados e para os quais não existe vacina.

 A doença, que está na Rússia e na Europa Oriental há vários anos, foi encontrada na China em agosto de 2018 e está se espalhando para o sudeste da Ásia e o Vietnã (o quinto maior produtor de carne suína do mundo).

“A China produz 98% de sua carne suína, então uma previsão de queda de 30% no fornecimento até o final do ano levará a um declínio no fornecimento mundial total de proteína em 2019”, disse McCracken.

 O mundo não conseguirá preencher a lacuna de oferta em proteínas de carne, segundo McCracken. “Espera-se que as importações de todas as proteínas (carne bovina, aves e frutos do mar) tenham impacto limitado a curto prazo. Os preços de todas as proteínas vão subir ”, disse ela.

O então presidente do IPC, Jim Sumner, concordou dizendo que “a peste suína africana está dizimando a principal indústria de proteína da carne da China, e o frango é a alternativa lógica”. Ele apontou as oportunidades para os produtores mundiais de aves, observando outras doenças animais na China podem complicar ainda mais o quadro para os produtores de suínos e aves da China.  

Enquanto os membros do IPC ouviam, McCracken aludiu à oportunidade tentadora e potencialmente histórica de um ganho na participação de mercado de aves de capoeira. “A queda da demanda por carne suína é um resultado potencial”, explicou ela.

Economistas presentes na reunião concordaram que o consumo de carne de frango ultrapassará o consumo de carne suína em todo o mundo em 2019. McCracken definiu sua perspectiva de declínio de 30% na produção na China e declínio de 14% na produção mundial como “conservadora”, dizendo que as quedas podem ser negativas. “O consumo de carne de frango realmente superará o da carne suína em 2019, e a carne suína não deverá recuperar sua posição de liderança”, disse ela.  

Outras quedas na produção mundial de carne suína, de cerca de 3% em 2020, estão na previsão de McCracken, já que a Ásia perde mais animais e a expansão em outras regiões até então não estava em vigor. “A estabilização começará em 2021 e uma recuperação mais modesta de 1% a 2% em volumes em 2022-2027. As restrições ambientais e de abate provavelmente limitarão o tamanho e a velocidade da expansão”, concluiu.

 Paul Aho previu que a produção de suínos cairá 15% em todo o mundo em 2019. “De lá, a carne suína aumentará 5% ao ano durante quatro anos”, disse ele, “e continuará aumentando a uma média de 2% por ano. Enquanto isso, as aves domésticas aumentarão 3% ao ano durante três anos (estimuladas em parte pela escassez de carne suína) antes de cair para um aumento médio de 2% ao ano”, previu.

 “As aves superarão a carne suína em produção este ano e nunca abandonarão a coroa com meu cálculo”, disse Aho.  

Sumner concluiu: “Com a China tendo perdido 30% de seu rebanho para a PSA e produzindo 50% da oferta global, não há dúvida de que a avicultura é hoje a maior produtora mundial de proteínas de carne”.

Os membros do IPC observaram as oportunidades emergentes e as questões de consumo e comércio em todo o mundo, enquanto continuavam a trabalhar em busca de consenso para responder proativamente a questões como segurança alimentar e resistência antimicrobiana, sustentabilidade e meio ambiente e saúde e bem-estar animal.

 Robin Horel, do Canadá, patrocinador executivo do grupo de trabalho em comunicações e marketing, disse que o IPC está liderando o caminho para o consumidor e outras questões, incluindo o trabalho para produzir posições definidas, aspirações e direção para alinhar a indústria globalmente.

“O IPC está liderando essas questões, concentrando-se em questões pré-competitivas, nas quais podemos compartilhar as melhores práticas e onde podemos ter um impacto direto por meio de engajamento e comunicação”, disse ele.

 Abordar as barreiras globais ao comércio é outro objetivo do IPC. “A evidência definitiva do nosso sucesso será menos barreiras comerciais e uma oferta de alimentos mais segura”, disse Sumner.