Escassez

Carne de frango está escassa nas prateleiras dos supermercados australianos e no KFC

KFC é forçado a reduzir cardápio após Covid afetar funcionários do Ingham's, maior fornecedor de frango da Austrália

Um alimento básico da dieta australiana é a mais recente vítima da crise da Ômicron, já que a escassez de funcionários atinge o maior fornecedor de frango da Austrália e as prateleiras ficam vazias.

A falta de pessoal reduziu significativamente as vendas na Ingham’s e fez com que alguns produtos ficassem indisponíveis em um de seus grandes clientes, o KFC.

Os australianos comem quase 47 kg de frango por ano, tornando-o a carne mais popular do país, de acordo com estatísticas da indústria.

É também a carne mais barata do mercado – com uma média de US$ 5,43 o quilo, é menos da metade do preço da carne suína, ovina e bovina.

“A rápida disseminação da variante Ômicron pelos estados do leste da Austrália a partir de dezembro de 2021 e a resultante escassez de pessoal também estão tendo um impacto significativo na cadeia de suprimentos, operações, logística e desempenho de vendas da Ingham’s e alguns de seus fornecedores e clientes australianos”, disse o Ingham’s em comunicado à ASX que fez com que o preço de suas ações caísse mais de 6%.

“Isso interrompeu a capacidade de produção e distribuição e impactou as vendas.”

Fontes do mercado disseram que os clientes da Ingham incluíam o KFC, que o Guardian Austrália confirmou estar sofrendo com a escassez de alguns produtos devido à dificuldade em obter pedaços de frango frescos na costa leste.

A escassez de pessoal é pior nas fábricas de processamento, onde os frangos são cortados em pedaços, como filés de coxa e peito. Isso resultou no envio de mais frangos inteiros da Ingham para supermercados e outros varejistas.

Os consumidores relataram prateleiras vazias nas seções de frango dos supermercados, à medida que os compradores esvaziam o estoque disponível.

A Ingham’s disse que seus principais locais estavam abertos e “não sofreram transmissão significativa do Covid no local”.

“No entanto, eles estão experimentando níveis significativamente mais baixos de disponibilidade de pessoal, o que está afetando os volumes de produção e a eficiência operacional”, disse a empresa.

“Mudanças operacionais estão sendo feitas no volume e mix nos negócios australianos da Ingham e atualmente não é possível prever por quanto tempo essa interrupção continuará.”

Um porta-voz do KFC disse que a cadeia de fast food estava “atualmente passando por interrupções intermitentes na cadeia de suprimentos nacionalmente devido ao absenteísmo relacionado ao Covid-19 em nossos fornecedores de frango, o que significa que alguns de nossos restaurantes não conseguem oferecer nosso menu completo que depende de frango fresco”.

“Estamos trabalhando com nossos vários fornecedores para mitigar o impacto e fornecer suporte, mas esperamos que algumas interrupções continuem nas próximas semanas.”

A Ingham’s disse que era muito cedo para dizer que efeito a escassez teria no lucro.

Seu diretor administrativo, Andrew Reeves, disse que muitos funcionários foram “forçados a se isolar em casa devido a contrair Covid na comunidade ou como resultado de contatos próximos”.

Ele disse que uma decisão dos governos estadual e federal que removeu a exigência de isolamento por sete dias de contatos próximos assintomáticos que trabalham na indústria da carne “deve ajudar a aliviar parte da atual escassez de funcionários”.

“À medida que as condições operacionais começarem a se estabilizar, esperamos que nossa capacidade de produção se recupere de forma relativamente rápida para atender à demanda de clientes e consumidores.”

A secretária do Conselho Australiano de Sindicatos, Sally McManus, disse que os trabalhadores em frigoríficos são particularmente vulneráveis ??a pegar Covid-19.

“Há um distanciamento social que foi implementado, mas isso não é suficiente com a Omicron e, inevitavelmente, se uma pessoa nessa linha fica doente e é infecciosa, há uma grande chance, especialmente porque sabemos por causa desse tipo de ambiente úmido e frio, para isso. para se espalhar também”, disse ela.

Os ovos, no entanto, ainda não estão em falta, com a indústria confiante de que pode lidar com as interrupções.

“Qualquer ausência de ovos nas lojas é resultado de interrupções na equipe e na logística dos supermercados, e não um reflexo da continuidade do fornecimento”, disse Rowan McMonnies, diretor administrativo da Australian Eggs.

“As 21 milhões de galinhas da Austrália ainda estão botando ovos, e os agricultores estão trabalhando dia e noite para levar esses ovos aos seus clientes”, disse ele.