Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentação

Carne de frango passa a ser a fonte de proteína mais consumida no Brasil

Pesquisa indicou que 67% dos brasileiros não compram carne bovina por causa do preço

Carne de frango passa a ser a fonte de proteína mais consumida no Brasil

Uma pesquisa feita pelo empresa Bare International aponta que 76% dos brasileiros tiveram que recorrer ao consumo de proteínas de menor valor em suas refeições. Enquanto o frango passou a ser a fonte de proteína mais consumida, a carne bovina não aparece mais na lista de compras de 67% dos entrevistados.

De acordo com o levantamento obtido pelo G1, depois do frango (57%), as fontes de proteína mais consumidas pelas pessoas que responderam à pesquisa são: ovo (19%), peixes, exceto salmão (15%), cortes menos nobres de boi (14%) e porco (6%).

O filé mignon é a proteína preferencial da lista de compras de apenas 1% dos entrevistados. Picanha e salmão registraram menos de 1% cada.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2021 pelo PoderData, mostrou que 27% dos brasileiros dizem ter passado fome ou comido menos durante a pandemia.

Desses, 6% disseram ter deixado de fazer refeições e 21% informaram que passaram a comer menos do que o de costume.

A pandemia de covid-19 acentuou a escalada de preço global.

No Brasil, segundo a empresa responsável pelo levantamento, a alta foi maior devido à desvalorização do real frente ao dólar, incertezas fiscais e crise no enfrentamento da pandemia. A pesquisa ouviu 1.053 brasileiros, de 19 a 74 anos, durante o mês de novembro.