Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne de frango saudável e nutritiva

Ainda existem pessoas mal informadas sobre os métodos atuais de criação e os avanços tecnológicos da avicultura brasileira, que não utiliza hormônios e nem aditivos químicos.

Redação AI 05/11/2002 – Existe consenso por parte de consumidores, médicos e nutricionistas, de que a carne de aves é mais saudável que a carne vermelha. Isso está associado ao fato de que a primeira  contém menos gordura saturada, apontada como a grande responsável por problemas cardíacos hoje em dia. Ao contrário de outras carnes, a carne de aves possui pouquíssima gordura entremeada, sendo que a maior parte da gordura se localiza embaixo da pele. Por isso, o consumidor aprendeu a retirar a pele do frango, geralmente após o preparo, uma vez que assar, cozinhar ou fritar a carne com pele deixa a mesma mais tenra e saborosa.

Além de saudável, é  um alimento altamente nutritivo. Uma porção de 100 gramas de filé de peito sem pele contém apenas 110 kcal e 23 gramas de proteína, sendo que com essa quantidade o consumidor estará satisfazendo 46% de suas necessidades diárias de proteína.

A maior parte da carne de frango é produzida em grandes empresas integradas ou cooperativas, às quais adotam práticas de manejo e controles rígidos de produção a fim de produzir uma ave sadia e não estressada. O frango é criado em galpões construídos e equipados para prover condições ambientais ideais para melhorar o bem-estar e o conforto das aves. São alimentadas com rações balanceadas, à base de milho, farelo de soja, minerais e vitaminas. A nutrição das aves é uma ciência altamente desenvolvida e sofisticada, sendo que o conhecimento existente, hoje, nessa área, é bem mais avançado que na própria nutrição humana.

Abate e Processamento
O abate é realizado em frigoríficos altamente tecnificados, sendo cada vez maior  o grau de automação das operações de abate e processamento. As práticas de higiene empregadas na manipulação da carne são extremamente rígidas. Boa parte das indústrias adota programas de redução de riscos e de controle de pontos críticos HACCP -, bem como outros procedimentos sugeridos pelo Codex Alimentarius, órgão da FAO, encarregado de elaborar normas para a produção de alimentos.

Durante o abate e o processamento, existe a inspeção sanitária realizada por médicos veterinários do governo. No Brasil, mais de 70% das aves abatidas são inspecionadas pelo SIF, Serviço de Inspeção Federal. O restante, conta com a inspeção de veterinários dos governos estaduais ou municipais. De acordo com a legislação em vigor, para ser exportada ou  comercializada fora do Estado de origem, a carne deve ser inspecionada pelo SIF. Além de todo esse rigor na produção, como a carne de aves não é consumida crua, o risco de intoxicação alimentar devido à contaminação bacteriana é praticamente zero, uma vez que o calor do cozimento, da fritura ou do processo de assar elimina a maior parte das bactérias eventualmente existentes.

Por isso, notícias cada vez mais frequentes na imprensa sobre problemas com a qualidade do frango brasileiro têm deixado produtores, técnicos e cientistas perplexos com o grau de desinformação de alguns setores da sociedade.

Um frango atinge o peso de 2300 gramas com 40 dias de idade. Isso é fruto de um intenso trabalho de seleção e melhoramento genético realizado nos últimos anos, bem como do manejo e da nutrição balanceada. Essa velocidade de crescimento não tem nada a ver com a utilização de hormônios, como pensam muitas pessoas. Além de ser proibido no Brasil, o uso de hormônios é totalmente inviável, pois não há tempo hábil para que haja efeito nas aves, devido ao ciclo de vida curto do frango.

Produto de qualidade
Infelizmente, essa confusão toda surgiu com o termo promotor de crescimento, utilizado na avicultura para designar alguns produtos que às vezes são empregados na alimentação das aves. São os antibióticos ou outros antimicrobianos que, colocados na ração, têm como objetivo diminuir a flora bacteriana indesejável existente no aparelho gastrintestinal. Com isso, melhora o aproveitamento do alimento ingerido e a saúde das aves. E que em nada interferem na saúde humana.

Portanto, o consumidor pode ficar tranqüilo. O controle de qualidade das empresas e do governo é extremamente rígido a fim de garantir a oferta de um alimento saudável e seguro. A carne de frango produzida  no País tem qualidade e é um produto saudável e indispensável na mesa do brasileiro. Continuando com preço baixo e acessível a todas as camadas da população, a carne de frango estará ajudando a criar gerações de brasileiros melhores alimentados e nutridos. Continuando a ser exportada, ajudará a equilibrar a balança de pagamentos do País, trazendo dólares e divulgando o nome do Brasil no mundo.