Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Cartilha orienta construção de aviários

Técnicos da Embrapa Suínos e Aves disponibilizam material de ajuda para construção de aviários para os pequenos produtores.

Cartilha orienta construção de aviários

Técnicos da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) acabam de disponibilizar um material importante para pequenos produtores. É uma cartilha que orienta a construção de instalação para a produção de frango de corte em sistemas alternativos em pequena escala. “O objetivo deste trabalho é propor um modelo que possa ser adaptado às condições reais de cada produtor, considerando clima e as questões econômicas”, explica Jacir Albino, um dos autores da cartilha.

De acordo com Albino, o conteúdo da cartilha é basicamente voltada para os detalhes construtivos do aviário, como piso, tela, cortina, e a construção sugerida é apenas um modelo. “Para a construção de um aviário é preciso também levar em conta o clima da região, que irá determinar, por exemplo, a largura do aviário e a altura do pé-direito, condições de ambiência necessárias à produção”, enfatiza.

Albino também lembra que “é importante que, mesmo com a nossa sugestão, o produtor procure a assistência técnica dos Serviços de Extensão Rural locais ou de Secretarias Municipais de Agricultura e busque auxílio no desenvolvimento de suas atividades”. Outros fatores como volume de produção, mercado fornecedor de insumos e consumidor, além da própria logística de abate, deverão ser considerados no dimensionamento da construção.

A cartilha Construção de Aviário para produção de frango de corte em sistemas alternativos em pequena escala pode ser acessada na página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves, no link Publicações – Cartilha.