Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Cazaquistão diz que surto de influenza aviária veio da Rússia

O páis relatou vários surtos de influenza aviária altamente patogênica em quintais e vilas perto da fronteira com a Rússia

Cazaquistão diz que surto de influenza aviária veio da Rússia

O surto de influenza aviária registrado no norte do Cazaquistão foi causado pela mesma cepa do vírus H5N8 registrada na Rússia, que não representa perigo imediato para os humanos, disseram autoridades cazaques nesta segunda-feira (21/09).

O Cazaquistão relatou vários surtos de influenza aviária altamente patogênica em quintais e vilas perto da fronteira com a Rússia, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na semana passada.

A vice-ministra da Agricultura, Gulmira Isayeva, disse em uma coletiva na segunda-feira que o vírus, que provavelmente foi trazido para o país da Ásia Central por aves selvagens do outro lado da fronteira, foi confirmado como sendo a cepa H5N8.

Ela disse que, no entanto, o Cazaquistão colocou em quarentena as áreas afetadas em várias províncias e vai realizar a vacinação em massa de aves e compensar os agricultores que relataram dezenas de milhares de mortes de aves domésticas.