Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IBGE

Censo Agropecuário deve visitar 5,3 milhões de propriedades

Censo Agropecuário 2017 começa nesta segunda-feira (02/10) a sua fase de coleta de dados por todo o Brasil

Censo Agropecuário deve visitar 5,3 milhões de propriedades

O Censo Agropecuário 2017 começa nesta segunda-feira (02/10) a sua fase de coleta de dados por todo o Brasil. A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do país, estimados em cerca de 5,3 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018.

O projeto moveu a contratação de mais de 26 mil pessoas, que vão a campo para coletar os dados da pesquisa. O objetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa.

Serão levantadas informações sobre: área cultivada, produção, pessoal ocupado no setor, irrigação, agricultura familiar e uso de agrotóxico, entre outros. Os resultados tem previsão de divulgação para maio de 2018.

A coleta dos dados será feita de forma digital, com operações monitoradas via internet. O IBGE ainda vai criar uma nova pesquisa anual, a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, com a ideia de coleta de dados sobre receita e despesas na produção, crédito e seguro rural, conservação de fauna e flora, uso de agrotóxicos, proteção de mananciais, técnicas de produção, situação social e familiar dos trabalhadores rurais, entre outros.