Inauguração

Centro de Ciência e Inovação da Safeeds agrega alta tecnologia e profissionais capacitados

Com capacidade para desenvolver novos produtos e analisar mais de três mil amostras por mês, o novo espaço foi inaugurado no dia 11 de maio em cerimônia virtual transmitida pelos canais da empresa na internet

A Safeeds inaugurou no dia 11 de maio o seu novo Centro de Ciência e Inovação no município de Cascavel, região Oeste do Paraná. O moderno complexo conta com mais de 200 metros quadrados de área construída, sendo responsável por abrigar uma estrutura laboratorial de alta tecnologia e profissionais capacitados para o desafio de desenvolver novos produtos, ampliar o controle de qualidade de todos os processos e promover pesquisas em consonância com as novas demandas do setor produtivo de proteína animal.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de todos os colaboradores e algumas autoridades, sendo realizado com todos os cuidados e protocolos de saúde exigidos e em área externa, com transmissão em tempo real em todas as plataformas de mídias sociais da empresa. “Estamos muito felizes com a inauguração desse novo espaço. Aqui temos equipamentos de última geração que nos possibilitam processos mais ágeis. Além dessa importante estrutura, contamos com a experiência dos nossos profissionais na transformação de pesquisas em tecnologias e soluções para os nossos clientes”, explica Ricardo Castilho, presidente da Safeeds.

Em seu discurso, Castilho enalteceu o papel da Ciência em buscar soluções aos mais complexos desafios em todas as áreas, ressaltando sua importância na sociedade moderna e de como ela passou a fazer parte da rotina das pessoas. Sobre o Centro de Ciência e Inovação, indicou ser um projeto resultante de uma visão de longo prazo. “É um centro de excelência da Safeeds. É algo muito maior do que apenas um laboratório. É uma visão de um setor completo que amparado em Ciência possibilitará inúmeras atividades de desenvolvimento intelectual e de novas tecnologias. O Centro de Ciência permitirá agilidade e um serviço de qualidade ainda melhor para os clientes da Safeeds”, destacou em sua fala.

Todos os processos analíticos e fabris da empresa passam a ter seu início dentro do novo complexo. As amostras de insumos básicos, produtos químicos puros e rações de clientes passam a ser recebidas pela equipe técnica neste espaço, para em seguida serem preparadas e direcionadas ao procedimento indicado. “A Safeeds caminha em um ritmo de transformação, sempre na busca por atender cada vez melhor os seus clientes. Mantendo convênios e parcerias com universidades e laboratórios, e com a inauguração do nosso Centro de Ciência e Inovação, vamos acelerar e melhorar ainda mais o acompanhamento dos nossos resultados. Nosso foco está na melhoria contínua e no desenvolvimento de novos e importantes produtos. Estamos sempre pensando no amanhã”, afirma Paulo Guerra, diretor Administrativo da Safeeds.

Durante a inauguração, Paulo Guerra destacou o seu orgulho em fazer parte da família Safeeds. Lembrou ainda momentos marcantes da trajetória da empresa, como em 2013, quando a Safeeds se instalou no distrito de Sede Alvorada, em Cascavel (PR). “Criamos a nossa estrutura física e produtiva e, em 2018, inauguramos o nosso Centro Administrativo, a nossa fábrica de líquidos e também os nossos armazéns. A Safeeds sempre foi preocupada em investir e fazer com que nossos clientes tenham a melhor qualidade e o melhor serviço em seu atendimento”, reforçou o executivo.

ESTRUTURA COM TECNOLOGIA DE PONTA

O Centro de Ciência e Inovação Safeeds tem como um dos seus destaques tecnológicos o UHPLC, equipamento capaz de realizar análises de diversos princípios ativos em dosagens mínimas e com altíssima precisão. Com o UHPLC é possível medir, em menos de 24 horas, os níveis exatos de ácidos orgânicos, antioxidantes e óleos essenciais. A agilidade nesse processo ocorre devido ao seu detector com mais de 1.000 elementos e com capacidade analítica de 140 amostras em uma única sequência.

“Contamos com um laboratório com câmaras climáticas, que serão responsáveis pelos estudos de tempo de prateleira dos nossos produtos. Com essas câmaras climáticas atendemos a legislação brasileira e, inclusive, algumas legislações internacionais para os casos de exportação. Dento do laboratório nós temos o UHPLC, que é uma tecnologia de ponta, com capacidade para analisar níveis muito específicos de antioxidantes, óleos essenciais em níveis muito baixos e, inclusive, no próprio produto do cliente, que é um dos objetivos das nossas atividades”, afirmou em seu discurso de inauguração o coordenador do Centro de Ciência e Inovação Safeeds, Rodrigo Bressan.

Outro destaque tecnológico é o espectrofotômetro, responsável por detectar aspectos de coloração e quantificar precisamente os compostos de acordo com os seus espectros próprios de cores. Com as câmaras climáticas instaladas na unidade, a equipe técnica Safeeds consegue ainda – como já citado pelo coordenador do Centro – realizar provas de tempo de prateleira, dentro do processo conhecido como shelf-life.

O Centro de Ciência e Inovação Safeeds conta ainda com um software especializado, que garante a qualidade dos insumos e gerenciamento das análises de todos os clientes, com emissão de laudos e relatórios para mais de três mil amostras por mês.

“O Centro de Ciência e Inovação nasce com o que há de mais moderno em tecnologia na nossa área, mas nós já estamos sonhando com mais. E eu acredito que o que explica esse crescimento da Safeeds em tão pouco tempo, é este espírito presente em toda a equipe e em todas as áreas pensar grande e estar pensando no amanhã.  Este centro de ciência permitirá o aprofundamento das nossas pesquisas, desenvolvimento de novas tecnologias para nutrição e saúde animal e será palco para o lançamento de diversos produtos para todas as espécies”, conclui Caio Tellini, gerente de Departamento Técnico da Safeeds em sua fala durante a inauguração.