Internacional

CEO da BRF discute iniciativas em sustentabilidade e cita fábrica de Abu Dhabi como exemplo sustentável

Lorival Luz participou de evento que teve como tema central as iniciativas de ESG das grandes empresas

Lorival Luz, CEO Global da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, participou na última semana do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. Durante participação em painel que discutiu Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), o executivo chamou a atenção para os compromissos e ações adotados pela BRF em relação à temática, e a replicação de boas práticas para outros países, em função da presença e atuação globais. Um dos exemplos foi a unidade da BRF sediada em Abu Dhabi, que é referência ambiental no processo e reaproveitamento de 100% da água utilizada. A fábrica, inaugurada em 2014, recebeu investimento inicial de aproximadamente US$ 160 milhões, e é a maior do setor nos Emirados Árabes, abastecendo 17 países do Oriente Médio e África.

A unidade também atua de forma responsável na redução de resíduos, com reciclagem de 75% dos paletes de madeira utilizados. Dispõe de um software para gerenciamento de consumo de energia (condições ambientais x demandas de produção) baseado no conceito Indústria 4.0, que reduziu este indicador em 4,100 GW/Ano e possui parceria com entidade UAE Food Bank Dubai, para beneficiar instituições sociais com doações da ordem de 50 toneladas/ ano de alimentos.

“O compromisso da BRF com a sustentabilidade vem de longa data, essa é uma premissa enraizada em nossa cultura. Fomos a primeira empresa na América Latina a emitir Green Bonds no mercado internacional, em 2015, a única empresa do setor listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e somos membro do Pacto Global da ONU. Todas as nossas iniciativas e operações são permeadas pelos nossos compromissos e, pela nossa atuação global, replicamos essas boas práticas em todos os mercados em que atuamos”, afirma Lorival Luz.

Neste mês de outubro, a empresa aderiu à Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e assumiu o compromisso de contribuir para a promoção de políticas públicas e ações que impulsionem o Brasil para uma economia de baixo carbono, sustentável e inclusiva que posicione o País como uma liderança global da economia sustentável.

Como uma companhia global, a BRF é responsável por incentivar o uso adequado dos recursos naturais e fortalecer as práticas sustentáveis. Um dos compromissos da Companhia é proteger e conservar o meio ambiente, além de fazer a gestão da carteira de produtos, focando na redução de impactos pós-consumo, oferecendo sempre alimentos de qualidade, do campo à mesa.