Ceratti vai fazer embutido com carne de avestruz

A empresa diz apostar no mercado de avestruz no Brasil.

Redação AI 20/05/2002 – O Frigorífico Ceratti, famoso por sua mortadela, prepara-se para lançar, a partir do ano que vem, seus primeiros embutidos feitos a partir de carne de avestruz. “Por enquanto estamos na fase de pesquisa dos produtos similares existentes no mercado mundial”, diz Mário Ceratti, diretor do frigorífico. “Estamos realizando as primeiras análises técnicas, mas nos interessa muito disputar esta fatia, que deve crescer muito no País nos próximos anos.” Segundo ele, “este é um produto de qualidade que tem o perfil de nossa clientela”.

O Frigorífico Ceratti foi procurado por empresas brasileiras que se dedicam à criação de avestruz e que começam, agora, a vender a carne da ave no mercado nacional. Até agora, os criadores dirigiam seus investimentos mais no aumento dos plantéis e o maior movimento vinha sendo a venda de matrizes para novos criadores.

“Esperamos chegar este ano, em todo o País, a um plantel entre 2,7 mil e 3,5 mil aves adultas e destinar 10% delas para o abate”, diz Giovanni Costa da empresa Avestruz e Cia – Haras Capim Fino. A empresa, que está localizada em Jaguariúna, no interior de São Paulo, é quem vai fornecer a carne de avestruz para a Ceratti. O frigorífico também vai comprar de uma segunda empresa, a Veredas do Avestruz. “A produção nacional ainda é muito pequena, apenas cerca de 200 mil quilos por mês; por isso, pretendemos negociar com as empresas também através da associação de criadores de avestruz”, diz Ceratti.