Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Chamada para Centros em Inteligência Artificial recebe propostas até 20 de julho

Serão selecionados até quatro centros para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas nas áreas de Saúde, Agricultura, Indústria e Cidades Inteligentes

Chamada para Centros em Inteligência Artificial recebe propostas até 20 de julho

O período de submissão de propostas para o edital de criação de Centros de Pesquisas Aplicadas (CPA) em Inteligência Artificial termina em 20 de julho de 2020. A chamada foi lançada pela FAPESP em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Serão selecionados até quatro centros para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas nas áreas de Saúde, Agricultura, Indústria e Cidades Inteligentes.

A iniciativa faz parte do programa FAPESP de Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA), que oferece apoio para a criação em universidades ou institutos de pesquisa de centros de pesquisa em parceria com empresas.

O CGI/MCTIC e a FAPESP excluíram a limitação prevista no edital segundo a qual poderia ser submetida apenas uma proposta por instituição-sede. Essa alteração possibilitará que pesquisadores vinculados a diferentes unidades de uma mesma instituição submetam propostas na chamada, garantindo igualdade de condições entre instituições e grupos de pesquisa e um processo competitivo para a escolha das melhores propostas.

A FAPESP reservará um total de até R$ 40 milhões para a implementação da primeira fase deste programa. Posteriormente, será feita uma nova chamada de propostas para a seleção de até mais quatro centros.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/13896