Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Chile reporta Influenza Aviária em plantel de perus

O vírus encontrado é de baixa patogenicidade e uma zona de restrição de um quilômetro foi estabelecida em torno da fazenda afetada

Chile reporta Influenza Aviária em plantel de perus

O Chile reportou a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) um surto de Influenza aviária de baixa patogenicidade do sorotipo H7, foi identificado num plantel de perus de engorda. De acordo com o relatório publicado pela OIE  os resultados positivos foram obtidos a partir de uma amostragem de rotina interna da empresa, datada de 27 de agosto, antes do manejo para finalização.

Em 28 de agosto, a empresa em questão notificou o resultado positivo ao teste de PCR (matriz tipo A). No mesmo dia, o Serviço de Agricultura e Pecuária (SAG) realizou a zaragatoa e amostragem de soro.

Em 29 de agosto, as amostras de soro apresentaram resultados negativos nos testes de imunodifusão em ágar-gel, resultados positivos na PCR (matriz tipo A) e negativos nos testes de PCR H7 e H5.

O seqüenciamento de vírus, datado de 2 de setembro, deu um resultado semelhante a um vírus H7 de baixa patogenicidade, descoberto em aves selvagens em 2016. As amostras de vírus serão enviadas ao Laboratório de Referência da OIE. Nenhum sinal clínico foi observado nos animais.

Ainda de acordo com a OIE uma zona de restrição de um quilômetro foi estabelecida em torno da fazenda afetada, bem como uma zona de vigilância de dois quilômetros, em torno da primeira, dentro da qual a vigilância ativa e a investigação epidemiológica estão em andamento, de acordo com as disposições do Código OIE.