Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

China diz que vacina contra a peste suína africana é eficaz em testes de laboratório

O desenvolvimento de vacinas oficiais na China teve prioridade depois que vacinas experimentais não autorizadas contra a doença foram usadas para imunizar milhões de suínos no país.

China diz que vacina contra a peste suína africana é eficaz em testes de laboratório

O Instituto de Pesquisa Veterinária Harbin da China , principal órgão de pesquisa de doenças animais do país, disse que desenvolveu uma vacina contra a peste suína africana que os testes de laboratório mostraram ser seguros e eficazes.

 O instituto, supervisionado pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, disse que a vacina viva com virulência reduzida foi criada a partir de uma série de vírus deletados por genes, usando a primeira cepa de peste suína africana do país como espinha dorsal.

A doença chegou a China em 2018 e desde então, os rebanhos suínos dos principais consumidores e produtores de carne suína do mundo caíram quase pela metade, à medida que pesquisadores globais procuravam desenvolver a primeira vacina contra a peste suína africana do mundo.

“Atualmente, a vacina é a mais promissora para a produção comercial e fornecerá importantes meios técnicos para a prevenção e controle eficazes da peste suína africana na China e em outros países relacionados”, disse o instituto Harbin. Não deu uma perspectiva de quando a vacina será colocada em produção.

A doença causou uma escassez de oferta de carne suína que elevou a inflação de alimentos no país, levando Pequim a instar os institutos de pesquisa domésticos a priorizar o desenvolvimento de uma vacina eficaz.

No início deste ano, a Sociedade Americana de Microbiologia disse que especialistas acadêmicos e do governo dos EUA desenvolveram uma vacina contra a peste suína que se mostrou 100% eficaz. Embora seja promissora, a vacina americana ainda está a alguns anos de estar disponível para os agricultores, disseram especialistas em janeiro.

O desenvolvimento de vacinas oficiais na China teve prioridade depois que vacinas experimentais não autorizadas contra a doença foram usadas para imunizar milhões de suínos no país. As vacinas ilegais causaram “caos” por causa de seus níveis variáveis ??de eficácia, informou a mídia local no ano passado.