Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

China impõe tarifas antidumping à carne de frango brasileira

Brasil estaria exportando o produto em preços abaixo do valor de mercado

China impõe tarifas antidumping à carne de frango brasileira

A China anunciou nesta sexta-feira (8) a adoção de medidas antidumping sobre a carne de frango importada do Brasil, que entrarão em vigor já neste sábado (9). A decisão do Ministério do Comércio daquele país ocorre após investigação iniciada em agosto de 2017, por solicitação de produtores chineses, de que o Brasil estaria exportando o produto em preços abaixo do valor de mercado.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) protestou contra a decisão do Ministério do Comércio da China pela aplicação de medidas de tarifas à carne de frango brasileira, como direito antidumping provisório.

Segundo a entidade, “não há qualquer nexo causal entre as exportações de carne de frango do Brasil e eventuais situações mercadológicas locais”. Ainda para a ABPA, os esclarecimentos apresentados pelo setor produtivo e pelas agroindústrias exportadoras “deixaram clara a ausência de qualquer possível dano aos produtores e ao mercado chinês”.

Apesar de uma potencial retração no desempenho dos embarques em toneladas, o fluxo comercial deverá ser mantido mesmo com a imposição da medida, frente à necessidade e alta demanda do mercado chinês. Em 2017, o país asiático foi destino de 391,4 mil toneladas de carne de frango do Brasil, equivalente a 9,2% de tudo o que o país embarcou no período, afirma a associação.

A decisão chinesa é provisória.  A medida final será anunciada em agosto deste ano. A entidade considera que a determinação da medida é um retrocesso nas boas relações comerciais construídas por brasileiros e chineses ao longo desta década, bem como na parceria visando à complementariedade na garantia da segurança alimentar da China.