Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

China importa 789 mil toneladas de carne em maio, queda de 3,3% na comparação anual

Recuo de 3,3% frente ao mesmo mês do ano anterior, após uma queda nos preços da carne suína ter diminuído o apetite pelas compras externas

China importa 789 mil toneladas de carne em maio, queda de 3,3% na comparação anual

A China importou 789 mil toneladas de carne em maio, recuo de 3,3% frente ao mesmo mês do ano anterior, mostraram dados de alfândega nesta segunda-feira, após uma queda nos preços da carne suína ter diminuído o apetite pelas compras externas.

As importações também recuaram frente ao mês anterior, quando haviam atingido 922 mil toneladas, segundo números da Administração Geral de Alfândegas.

O dado de maio também foi o menor desde novembro de 2020, quando a China importou 775 mil toneladas.

A produção de carne suína da China caiu após surtos de peste suína africana registrados desde 2018, o que tem gerado forte demanda por importações de carnes suínas e outros tipos.

Os preços domésticos da carne suína, atualmente a 22 iuanes (3,44 dólares) por quilo, caíram mais que pela metade desde o início do ano graças à maior produção, assim como com as maiores importações desde o final do ano passado.

As importações de carne nos primeiros cinco meses do ano ainda acumulam alta de 12,6% frente ao mesmo período do ano passado, em 4,34 milhões de toneladas, segundo os dados.