Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança dos alimentos

China reduzirá progressivamente as vendas de aves vivas nos mercados

O International Business Times relata que o anúncio foi recebido por ativistas de direitos dos animais.

China reduzirá progressivamente as vendas de aves vivas nos mercados

No dia 03 de julho a China anunciou que reduzirá progressivamente as vendas de aves vivas nos mercados e toma medidas para acelerar as inspeções nos mercados atacadistas de alimentos. A China também proibiu recentemente a venda e o consumo de animais silvestres, depois que uma recente onda de infecções por COVID-19 foi comercializada em um importante mercado atacadista de alimentos em Pequim.

Acredita-se que o novo coronavírus tenha surgido no final do ano passado em um mercado em Wuhan que abatia e vendia animais vivos.

Em uma coletiva de imprensa, Chen Xu, um funcionário da Administração Estatal de Regulação do Mercado, disse:

“A China restringirá o comércio e o abate de aves vivas, incentivará o abate em massa de aves vivas em locais com certas condições e fechará gradualmente os mercados de aves vivas”.

Chen instou os governos locais de toda a China a “fortalecer a supervisão da segurança de alimentos nos mercados atacadistas agrícolas” e “investigar os riscos ocultos de segurança”, tomando como exemplo o hotspot de vírus de mercado Xinfadi em Pequim.

“Entende-se que mais de 70% da carne, aves, frutos do mar, frutas e legumes entram no mercado por meio de mercados agrícolas no atacado”, afirmou.

O anúncio foi recebido por grupos de direitos dos animais.

Jason Baker, vice-presidente sênior da PETA Ásia, disse:

“Estamos felizes em ver que os mercados de aves vivas estão saindo da China. A PETA espera que a Administração Estatal de Supervisão e Administração de Mercado continue estendendo suas asas e proibindo todos os mercados de animais vivos em todo o país. ”