Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Sanidade

China tem surto de covid-19 em fábrica de processamento de frango

País vinha apontando repetidamente a importação de carne e peixe congelados como a fonte de casos de coronavírus no ano passado
 

Terra
22-Jan-2021 09:29

A China relatou seu primeiro surto de coronavírus entre trabalhadores em uma unidade de processamento de carne, aumentando o temor entre os consumidores locais que até então se preocupavam principalmente com a segurança dos alimentos importados. 

Dez casos confirmados foram encontrados em uma fábrica que abate 50 milhões de frangos por ano na cidade de Harbin, no nordeste do país, e é propriedade do conglomerado tailandês Charoen Pokphand, um dos maiores produtores mundiais de aves.

Outros 28 trabalhadores da planta e três parentes estavam assintomáticos, disseram autoridades em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

A China vinha apontando repetidamente a importação de carne e peixe congelados como a fonte de casos de coronavírus no ano passado, e o país não tinha relatado ainda surtos significativos em seu próprio setor de processamento de alimentos.

Frigoríficos dos Estados Unidos, Brasil e Europa foram alguns dos grupos mais atingidos pela Covid-19 em 2020.

O surto na planta chinesa foi detectado como parte da triagem de rotina de pessoas na região, devido a um aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas no país.

Amostras retiradas de dentro da unidade de abate, de sua área de armazenamento refrigerado e de fora de embalagens do produto durante as inspeções no início desta semana também tiveram resultado positivo para o vírus, disseram autoridades da cidade.

A fábrica não foi encontrada para comentar o assunto. Funcionários da sede da empresa em Bangcoc não fizeram comentários imediatos.

A notícia do surto foi tendência na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, com alguns usuários aconselhando outros a não comerem seus produtos.

AveSui2021_dentro

Funcionários procurados por telefone em três supermercados na cidade de Harbin disseram que o frango da empresa foi retirado das prateleiras.

Apesar das preocupações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as pessoas não devem temer alimentos ou embalagens de alimentos durante a pandemia.

Assuntos do Momento

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
23 de Fevereiro de 2021
Live

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021

Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?
19 de Fevereiro de 2021
TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?

A TV Gessulli conversou com o analista da Embrapa Suínos e Aves, Armando Lopes do Amaral, que trouxe dicas práticas de como montar uma granja de suínos

AveSui2021_dentro
Valorização dos ovos favorece recuperação do poder de compra do avicultor
18 de Fevereiro de 2021
Postura

Valorização dos ovos favorece recuperação do poder de compra do avicultor

Em janeiro, a relação de troca entre a proteína e esses insumos foi a maior da série histórica do Cepea

Escócia confirma segundo caso de gripe aviária
19 de Fevereiro de 2021
Sanidade

Escócia confirma segundo caso de gripe aviária

Autoridades de saúde animal identificaram um surto de gripe aviária H5N1 altamente patogênica em Fife.

 

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
24 de Fevereiro de 2021
Crescimento

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%

A estimativa do Ministério da Agricultura indica que o Valor Bruto da Produção na pecuária crescerá 5,1% neste ano, puxado por setores como frango, carne bovina e leite

Cobb-Vantress premia Ad'oro por melhor desempenho em SP
19 de Fevereiro de 2021
Premiação

Cobb-Vantress premia Ad'oro por melhor desempenho em SP

Empresa avícola do interior do Estado recebe premiações por Melhores Ovos Totais por Ave Alojada e Melhor Eclosão Total

Mais assuntos do momento