Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosseguridade

China: vacina contra a IA funcionou, mas novos vírus são encontrados em patos

O uso de vacina para controlar a influenza aviária H7N9 foi bem-sucedido em aves domésticas, mas a pesquisa encontrou novos vírus em patos, de acordo com os resultados publicados na Cell Host e na Microbe.

China: vacina contra a IA funcionou, mas novos vírus são encontrados em patos

A vacina chinesa foi lançada em setembro de 2017 após a pandemia de gripe aviária em 2013 e os dados mostraram que a vacinação de frangos impediu com sucesso a propagação do vírus. Mas também levou à descoberta de duas variações genéticas dos subtipos H7N9 e H7N2, anteriormente não detectadas, em patos não vacinados.

Hualan Chen, um autores da pesquisa e virologista animal do Instituto de Pesquisa Veterinária de Harbin, disse: “Surpreendeu-me que os novos subtipos altamente patogênicos tenham sido gerados e se adaptaram tão bem aos patos, porque a forma do H7N9 tem capacidade muito limitada para replicar em patos. ”

A equipe de Chen coletou mais de 37.928 amostras de galinhas e 15.956 amostras genéticas de patos 8 meses antes e 5 meses após a introdução da vacina. Eles isolaram 304 vírus H7N9 antes da liberação da vacina e somente 17 H7N9 e um vírus H7N2 depois.

“Nossos dados mostram que a vacinação de frangos impediu com sucesso a disseminação do vírus H7N9 na China. O fato de a infecção humana não ter sido detectada desde fevereiro de 2018 indica que os consumidores de aves também estão bem protegidos contra o H7N9 ”.