Nutrição de Precisão

Ciência de dados é aplicada a nutrição de aves

Juliana Batista, Consultora Técnica da Cargill, levou o tema para o Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Ciência de dados é aplicada a nutrição de aves

A ciência de dados já é aplicada na avaliação de ingredientes e na formulação e também na tomada de decisões nas empresas. As granjas já estão equipadas com equipamentos que mostram a situação das aves em tempo real, para que a tomada de decisão seja rápida e eficaz.

A consultora explica que essa grande quantidade de dados pode causar confusão em como usar esses dados. Por isso a interpretação de dados e quais dados utilizar para basear as decisões são fundamentais para o resultado final satisfatório.

Ela detalha  que a primeira etapa é organizar os dados, pois esses dados são recebidos de maneiras e em formatos diferentes, essa estágio demanda a maior parte do tempo. Outro ponto que ela ressalta é que quando se estrutura a base de dados é necessário cuidado e atenção ao ler estes dados.

São estas informações que auxiliarão os produtores nas tomadas de decisão para melhorar os ganho de peso e conversão alimentar das aves. Além disso a correta interpretação dos dados mostra onde o produtor deve aplicar seus esforços. “Para cada produtor as estratégias e as decisões serão distintas.”

Juliana também mostrou cases e exemplos da utilização de tecnologias e o uso dos dados gerados por essas tecnologias em tempo real que oferecem ao produtor mais precisão na tomada de decisão na formulação das rações.

Sobre o Seminário

O Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos – Nutrição de Precisão trará para o debate importantes aspectos de como a tecnologia deve impactar os processos de alimentação em granjas, trazendo dietas balanceadas frente às necessidades dos animais, além de como as tecnologias 4.0 irão transformar a rotinas nas propriedades de suínos e aves. As discussões irão ocorrer no dia 14 de abril, no período da manhã, dentro da programação técnica da AveSui América Latina Online 24H/7D, edição digital da principal feira da indústria latino-americana de aves e suínos.

AMÉRICA LATINA ONLINE

A AveSui América Latina Online 24H/7D acontece neste ano em uma plataforma digital entre os dias 13 e 15 de abril, com acesso gratuito à área de feira. Para isto, basta fazer o credenciamento antecipado no site do evento. Os valores para participação no 5º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão e no 19º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos estão já estão disponíveis, assim como suas programações. A edição deste ano da AveSui América Latina Online 24H/7D tem o patrocínio da certificadora NSF.