Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista On line

Ciência tem ser levada a sério e balizar decisões relevantes

Esta no ar a edição 1296 da revista Avicultura Industrial

Ciência tem ser levada a sério e balizar decisões relevantes

Os casos de Covid-19 tem impactado seriamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Isso em todos os seus aspectos, o que envolve saúde, convívio social, econômico e outros, inclusive de ordem psicológica. Os efeitos da enfermidade causada pelo SARS-CoV-2 será sentido ainda por muitos anos. Em situações como esta, no qual a vida das pessoas estão em risco, a palavra da Ciência e de especialistas renomados tem de ser ouvida. O grande salto tecnológico da humanidade – com transformações em todas as atividades humanas – é resultado do trabalho árduo de inúmeros cientistas espalhados pelo mundo, ao longo de toda a nossa história. O conhecimento gerado e acumulado não pode ser descartado e simplesmente trocado por teorias difundidas por apologistas de terraplanismo.

A Ciência acerta e erra em seus avanços, mas existe uma base racional construída por séculos a qual torna possível balizar, checar, aceitar ou refutar o novo conhecimento gerado. Em teorias de mídias sociais, só existe o “achismo” e a construção da informação de forma a cooptar pessoas a acreditarem naquilo como uma verdade absoluta. Em momentos como este, jornalismo sério, com fontes seguras e informações verificadas são como uma vacina, buscando a imunidade contra esta verdadeira enxurrada de desinformação, comumente chamada de “fake news”.

A Gessulli Agribusiness tem uma longa tradição na defesa da Ciência e na difusão de informações científicas de qualidade em todas as sua publicações e eventos, algo presente desde o primeiro número da revista Chacaras e Quintaes, no longinquo outubro de 1909. O momento exige o isolamento social e todos os cuidados necessários à população, visando poupar o maior número de vidas em nosso País e no mundo.

Ao mesmo tempo, é preciso pensar sobre o futuro. Uma pandemia como esta irá transformar a produção de alimentos, as relações sociais e o consumo. Imaginar como será, ainda é muito difícil. Mas, é preciso discutir e se preparar para uma nova realidade. E para isto é necessário discussões sérias, multidisciplinares e que envolvam especialistas de renome. Também, uma plataforma que possa apresentar, aglutinar e difundir estas questões e debates ao maior número de pessoas possíveis, levando conhecimento sério e cientificamente embasado. É um desafio, mas que já faz parte da história da Gessulli Agribusiness, que manterá suas publicações imprensas, sites e eventos informando com qualidade e debatendo os temas essenciais ao avanço científico e ao desenvolvimento do agronegócio, que é a nossa área de atuação.

Por último – e o mais importante – deixamos aqui a nossa solidariedade a todas famílias que perderam seus entes queridos para a Covid-19. Uma vida vale muito. Também, não poderíamos deixar de lembrar a dedicação e o empenho de todos os profissionais de saúde, segurança e demais áreas, assim como colaboradores em indústrias de alimentos, produtores, entre tantos outros, os quais têm se mantido firmes e em pé para que a saúde e a segurança alimentar do nosso país – e até do mundo – seja impactada o menos possível. Aqui, o nosso muito obrigado a todos vocês.

Humberto Luis Marques
Editor Avicultura Industrial