Cientistas decifram código genético da galinha

Seqüenciamento pode ajudar a criação frangos imunes a doenças.

Da Redação 09/12/2004 – Cientistas decifraram o código genético da galinha e mostraram que 60 por cento dos genes da ave são iguais aos dos humanos, e que as duas espécies tiveram um ancestral comum há 310 milhões de anos.

A sequência genética preliminar da galinha selvagem vermelha, cujo nome científico é “Gallus gallus, a antecessora da galinha doméstica, tinha um número estimado de 20 mil a 23 mil genes, mais ou menos o mesmo número de genes dos humanos.

Foi o primeiro pássaro e o primeiro descendente de dinossauros a ter seu genoma seqüenciado.

Com a análise do genoma da galinha, os cientistas esperam compreender melhor doenças de desenvolvimento como lábio leporino, distrofia muscular, alterações no DNA ligadas ao envelhecimento e os genes envolvidos no desenvolvimento embrionário.

O seqüenciamento preliminar também pode ajudar os pesquisadores a criar frangos mais produtivos e imunes a doenças, o que poderia limitar a disseminação de vírus como o da gripe aviária, na Ásia.

A pesquisa foi elaborada por consórcio, formado por mais de 170 pesquisadores da Europa, da Ásia e da América do Norte, decifrou o código genético   em março, e publicou uma análise na revista Nature de quarta-feira.

Embora o número estimado de genes das galinhas e dos humanos seja semelhante, o genoma da galinha corresponde a cerca de um terço do humano. Ele contém cerca de 1 bilhão de pares-base, o letras químicas do código genético. O dos humanos contém 2,8 bilhões.