Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Cientistas desenvolvem sistema de detecção de parasitas para granjas de aves

Nos últimos anos, a preocupação com o bem-estar dos animais deu origem a mais fazendas onde as aves são criadas livres

Cientistas desenvolvem sistema de detecção de parasitas para granjas de aves

Para ajudar os avicultores a detectar infestações por ácaros e impedir que aves doentes produzam menos ovos, uma equipe de entomologistas, cientistas da computação e biólogos da Universidade da Califórnia, liderada pela a entomologista Amy Murillo , da Riverside (UCR) , criou um novo sistema de detecção de insetos.

Nos últimos anos, a preocupação com o bem-estar dos animais deu origem a mais fazendas onde as aves são permitidas a vagar. Embora essa liberdade melhore a qualidade de vida das galinhas, diz-se que as galinhas caipiras estão sujeitas a infestações de insetos.

“A tendência nas vendas de ovos é ‘livre de gaiolas’, mas isso não significa necessariamente que as galinhas estão livres de insetos”, disse Murillo. De particular interesse para os cientistas é o ácaro das aves do norte, que Murillo disse que se alimenta de sangue de galinha e vive de galinhas em penas. “Os ácaros são muito desagradáveis ??para as aves e causam como uma resposta imune a coceira”, disse ela.

Para criar seu sistema de detecção, a equipe de Murillo identificou três passatempos essenciais de frango, intimamente ligados ao bem-estar das galinhas: bicar, arrumar e banhar o pó. A equipe levantou a hipótese de que veriam um grande aumento de arrumação e banho de poeira entre galinhas infectadas, porque essas atividades mantêm as penas limpas.

A equipe colocou sensores de movimento em pequenas ‘mochilas’ que as galinhas poderiam usar sem desconforto.

Alireza Abdoli, um estudante de doutorado em ciência da computação na UCR, explicou que quantificar o comportamento das aves não era tão simples quanto trabalhar com comportamentos humanos como caminhar, porque não é tão regular. Para treinar um computador a reconhecer comportamentos de aves, Abdoli criou um algoritmo para o computador que considera a forma que os dados do sensor da mochila fazem em um gráfico, além de recursos dos dados, como média e máx.

“A maioria dos algoritmos usa forma ou recursos, mas não os dois”, disse Abdoli. “Nossa abordagem é empolgante porque aumenta muito a precisão dos dados e é fundamental para tomar boas decisões sobre a saúde das galinhas”.

O rebanho no estudo sofreu uma infestação por ácaros, que a equipe relacionou a um aumento nos comportamentos de limpeza. Depois que as aves foram tratadas e curadas, os dados mostraram que os banhos de areia e de poeira voltaram aos níveis normais.

“Esses resultados podem permitir que os agricultores saibam que é hora de examinar seus pássaros em busca de parasitas”, disse Murillo. “E as ferramentas que desenvolvemos também podem ser usadas para examinar os efeitos de qualquer mudança no ambiente ou na dieta de um pássaro”.