Sanidade

Cientistas identificam a mudança genética que torna Salmonela Africana perigosa

O estudo foi divulgado por uma publicação americana e busca descobrir a mudança específica que ajuda a bactéria da salmonela africana a sobreviver na corrente sanguínea

Cientistas identificam a mudança genética que torna Salmonela Africana perigosa

Em um novo estudo divulgado na publicação americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”, uma equipe de cientistas das Universidades de Birmingham e Liverpool identificou uma mudança genética na bactéria Salmonela que desempenha um papel fundamental na devastadora epidemia de infecções sanguíneas que matam cerca de 400 mil pessoas por ano na África subsaariana. A mudança específica ou polimorfismo de um único nucleotídeo (SNP na sigla em inglês) ajuda a bactéria a sobreviver na corrente sanguínea humana.

Salmonelose invasiva não tifoide (iNTS na sigla em inglês) ocorre quando a bactéria Salmonella, que normalmente causa doenças gastrointestinais, entra na corrente sanguínea e se dissemina pelo corpo humano. A epidemia africana iNTS é causada por uma variante de Salmonella Typhimurium (ST313) que é resistente aos antibióticos e geralmente afeta indivíduos com sistema imunológico enfraquecidos pela malária ou HIV.

Mudança genética em única letra do DNA

Os SNPs representam uma alteração de apenas uma letra na sequência de DNA e há milhares de diferenças na SNP entre diferentes tipos de Salmonella. Até agora, foi difícil para os pesquisadores ligar um SNP individual à capacidade das bactérias para causar doenças.

O professor Ian Henderson, diretor do Instituto de Microbiologia e Infecção da Universidade de Birmingham, disse: “A salmonelose não tifóide invasiva é uma das principais doenças tropicais e anteriormente negligenciada responsável por, aproximadamente, 390,000 mortes por ano na África”.

Segundo o professor, a presença de mais de 100.000 genomas de Salmonella torna desafiadora a tarefa dos cientistas de encontrar mudanças genéticas específicas que forneçam pistas para explicar como a doença se desenvolve.

“Neste estudo, desenvolvemos um tipo de análise genética chamada transcriptômica para analisar 1.000 SNPs diferentes que afetam importantes genes de Salmonella. Encontramos uma única diferença de nucleotídeos que é exclusiva da cepa africana ST313 , que a torna tão virulenta e também impede que a doença seja controlada na corrente sanguínea”, explica o professor.

Técnicas genéticas avançadas fizeram parte dos testes

Os cientistas então usaram uma técnica genética avançada para mudar o SNP encontrado na cepa africana para a versão encontrada no tipo de Salmonella que causa intoxicação alimentar e gastroenterite globalmente. Finalmente, eles usaram um modelo de infecção animal para mostrar que as bactérias com o SNP alterado perderam sua capacidade de causar doenças.

“Encontrar essa única letra do DNA é uma descoberta emocionante na nossa compreensão de porque a Salmonella africana causa uma doença tão devastadora e ajuda a explicar como este tipo perigoso da doença evoluiu”, disse o professor Jay Hinton, da Universidade de Liverpool.

“Nós desenvolvemos uma nova abordagem investigativa para entender a infecção bacteriana, que é o ponto culminante de seis anos de trabalho. Essa combinação de genômica e transcriptômica pode trazer novas ideias para outros patógenos importantes e nos preparar para futuras epidemias”, acrescentou Hinton.

A professora Melita Gordon, cientista-cientista da Universidade de Liverpool que trabalhou no Malawi, que esteve envolvida no projeto, disse: “A capacidade das linhagens de iNTS Salmonella causar uma doença tão grave leva a consequências devastadoras e frequentemente fatais para crianças muito novas e para adultos que podem ser o principal chefe de família em suas casas e comunidades”.

“Nós vemos a doença de iNTS colocando um enorme fardo em instalações de saúde locais e hospitais no Malawi, especialmente porque o diagnóstico é difícil e as opções de tratamento são limitadas. Agora é urgente que uma vacina seja desenvolvida para combater esta infecção perigosa”, acrescentou Melita. Com informações do portal Eurekalert.