Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cláudio Bellaver, da Embrapa, convoca especialistas para reunião sobre FOA

O encontro deverá ser no próximo dia 16 de abril e técnicos e especialistas podem opinar sobre os temas antecipadamente. Veja aqui.

Da Redação 08/02/2002 – O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), Cláudio Bellaver, está convocando os especialistas dos setores para um workshop sobre a utilização de farinhas de origem animal (FOA) na alimentação dos próprios animais. O encontro deve ocorrer no próximo dia 16 de abril, na sede da Embrapa, em Concórdia. Veja a íntegra da convocação e opine sobre o que deve ser abordado na reunião.

“No ano que passou, visitamos algumas indústrias produtoras de farinhas de origem animal (FOA) e também fizemos algumas palestras, referentes à utilização de FOA na alimentação de animais. Sabemos que os desafios para a melhoria desse setor são muitos, mas já temos convicção e referências de que é possível. Essas ações levaram-nos a escrever um projeto piloto sobre certificação de farinhas animais e rações, o qual está tecnicamente aprovado, faltando apenas a definição por parte da Embrapa, de recursos para executá-lo.

Entendemos que o setor deve se organizar e, por isso, estamos fazendo algum esforço para consegui-lo. Sob a organização da Embrapa, gostaríamos de realizar uma reunião, em caráter de trabalho, que chamaremos de I Workshop sobre Proteínas de Origem Animal na Alimentação. A Embrapa, como entidade promotora e do ramo científico, sempre buscará o desenvolvimento social e econômico com base no conhecimento científico existente. Pensamos em executar essa reunião no dia 16 de Abril de 2002, na sede da Embrapa, em Concórdia (SC).

Embora possam ser sugeridos outros temas para a discussão, temos um programa mínimo, tentativo, e que pedimos a sua colaboração, indicando abaixo se existem outros assuntos que poderiam ser abordados:

1) Abertura pela direção da Embrapa Suínos e Aves

2) Enfoque sobre a legislação para subprodutos de origem animal e perspectivas do governo: Dr. Ezio G. da Mota MAPA e alguém a ser contatado do DIPOA.

3) Desafios encontrados na indústria de coleta de resíduos: a contactar

4) Desafios encontrados nos Frigoríficos de Integrações – a contactar

5) Perspectivas do uso de subprodutos de origem animal – Embrapa

6) Proposta para criação da Associação Nacional das Indústrias de Subprodutos de Origem Animal (ANISOA).

O objetivo é que os temas acima sejam brevemente colocados, gerando a partir daí uma discussão que levará a conclusões próprias do workshop. Essa carta é dirigida a todos os produtores de subprodutos de origem animal que dispomos de endereços. Estamos nesse momento lhe consultando sobre seu interesse em participar desse evento de trabalho com as seguintes perguntas:

1. Você acha que o referido workshop trará contribuições ao setor?

Sim [ ] Não [ ] Não sei [ ]

2. Você pretende participar ?

Sim [ ] Não [ ]

3. Em caso afirmativo, há algum tema que você gostaria de propor:”

Claudio Bellaver
Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
[email protected]
(49) 442 8555 ramal 336