Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Cobb discute manejo de ambiência e ventilação para matrizes no inverno

Especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário, defende aquecimento adequado de matrizes na fase inicial de recria com impactos positivos ao longo de toda a vida produtivas dos animais

Cobb discute manejo de ambiência e ventilação para matrizes no inverno

Um aquecimento adequado de matrizes pesadas em dias mais frios, especialmente na fase inicial de recria, tem impactos positivos ao longo de toda a vida produtiva do animal, defendeu o médico veterinário e especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário. “É muito importante estar atento a um aquecimento adequado das matrizes na fase inicial da recria porque seus efeitos estão diretamente relacionados com a uniformidade do lote e, consequentemente, com a produtividade. E também porque é muito difícil recuperar as perdas de uma uniformidade ruim na matriz”, pontuou o especialista durante uma apresentação sobre Orientações de Manejo de Ambiência e Ventilação para Matrizes na Preparação para o inverno, realizada virtualmente pela empresa.

Ele ainda ressalta a importância de atingir uma boa uniformidade dos lotes de recria o mais cedo possível. “Uma boa uniformidade pode ser considerada em torno de 80% para lotes de matrizes e isso se consegue com um bom manejo de inverno”, afirmou salientando que a grande preocupação é que as aves, por serem animais homeotérmicos, precisam manter a temperatura corporal constante. “As aves não são autossuficientes em manter a homeotermia nas três primeiras semanas, então é necessário aquecer a granja para manter a temperatura constante”.

Januário destaca o uso de equipamentos, como campanulas a gás, por exemplo, para ajudar a manter uma fonte de calor para os animais. “Além disso, técnicos e produtores devem seguir tabela de temperaturas desejadas para cada idade de acordo com os manuais publicados pela Cobb”. Outra ferramenta aliada neste momento é o manejo das cortinas para um bom isolamento das granjas. “Um bom manejo de vedação das cortinas dos galpões para evitar a entrada de ar frio é extremamente importante em granjas convencionais. A abertura e o fechamento da cortina são muito estratégicos para obter os resultados necessários”, disse o especialista.

Para aviários climatizados, ou galpões mais modernos, ele apresentou bons indicadores com trabalhos de ventilação mínima realizados com exaustores em ciclos de ventilação e uso de inlets de entrada de ar. “São equipamentos essenciais em granjas climatizadas de matrizes”, reforçou Januário em webinars promovidos pela Cobb para profissionais de empresas como Granja Econômica e São Salvador Alimentos.