Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Genética

Cobb-Vantress lidera mercado de aves do Equador

Empresa possui negócios com mais de 90% das empresas do setor no país e apresenta as melhores orientações para criação e produção de aves

Com negócios em expansão na América do Sul, a Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, é responsável pelo material genético utilizado por mais de 90% do mercado de aves do Equador. Cerca de 95,5% dos clientes do país trabalham com as reprodutoras Cobb Slow e 4,5% possuem a genética Cobb Fast. Ambas fazem parte do produto Cobb500, o mais importante e mais comercilizado do mundo.  

Sob o comando do gerente técnico-comercial Luis Bellido Taber, a Cobb realiza um trabalho estratégico em todos os países do Pacto Andino. “Estou na Cobb desde que a empresa tinha uma participação de 4% no mercado equatoriano e contrato com apenas uma empresa, há 15 anos. Hoje posso dizer que o Equador, assim como todos os países latinos, aprendeu rapidamente a avaliar o custo como item principal do negócio e que os índices de produção são importantes, mas não decisivos para o mercado”, disse Taber.

O gerente aponta algumas características avaliadas pelos clientes que optam por trabalhar com os produtos Cobb. “Temos a melhor rentabilidade final por custo, devido a maior quantidade de frangos que podem ser comercializados no mercado. Além disso, a Cobb possui a melhor viabilidade para criação das reprodutoras, o que gera grandes resultados para as empresas. Isso é extremamente importante, visto que o Equador é um país com muitos desafios sanitários e esse item pode prejudicar de forma direta uma empresa”, explica.

Outro ponto relevante é a orientação da Cobb para que os clientes trabalhem com programas de vacinação de matrizes. “Precisamos superar os desafios de biosseguridade do país e para isso não basta apenas termos reprodutoras superimunizadas, precisamos também preparar todos os lotes para que, caso sejam infectados, não contaminem todo o plantel”, comenta o gerente.   

O ganho com nutrição também é um tema apontado por Taber como um dos mais importantes para a região do Pacto Andino. Segundo ele, a Cobb consegue diferenciar-se dos concorrentes na economia com a alimentação das aves, já que o produto é desenvolvido com o objetivo de consumir menor quantidade de ração para gerar a mesma quantidade de carne. “Em um país com custos de produção tão elevados, como os registrados no Equador, apresentar uma redução de US$ 14 a 16 em cada tonelada de ração é um diferencial”, afirma o gerente.

Pacto Andino

A equipe da Cobb para o Pacto Andino é composta também pelo assistente técnico e comercial José Quintero, responsável pelos mercados do Equador e Venezuela, Rodolfo Solano, responsável técnico-comercial para o Peru e Bolívia, e Luciano Keske, responsável técnico para a Colômbia. As ações são reportadas para a unidade da Cobb no Brasil, representada pelo diretor-executivo para América do Sul, Jairo Arenazio.

Os trabalhos realizados na região ainda recebem apoio do diretor da Assistência Técnica, Bernardo Gallo, do diretor de Negócios, Fausto Ferraz e do diretor de Operações, Gustavo Wassermann. 

“Outra área que fez diferença no avanço da Cobb, principalmente no Equador, foi o Marketing. Em 2015, participamos do Congresso Latinoamericano, em Guaiaquil, e tivemos um dos estandes mais concorridos do evento. Inclusive, o coquetel promovido pela empresa ficou conhecido pelos clientes como ‘A Grande Festa Cobb’ e marcou história no Equador”, comenta o gerente técnico-comercial Luis Bellido Taber.