Colaboradores da Copacol conseguem qualificação e crescimento profissional
Foram dez meses de aprendizado com o propósito de preparar os colaboradores para desempenhar as atividades na gerência de manutenção, garantindo mão de obra qualificada, além de gerar oportunidades de carreira e desenvolvimento aos formados
Muito mais do que garantir emprego e renda, a Copacol também oferece oportunidades para que os colaboradores se capacitem e cresçam dentro da empresa. Ofertado por meio de uma parceria com o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Curso de Mecânico e Eletricista de Manutenção Industrial capacitou 34 profissionais que receberam o diploma, alcançando uma nova qualificação.
Preparação - Foram dez meses de aprendizado com o propósito de preparar os colaboradores para desempenhar as atividades na gerência de manutenção, garantindo mão de obra qualificada, além de gerar oportunidades de carreira e desenvolvimento aos formados. Seis dos colaboradores que participaram já foram promovidos. Erik Passoni é um deles. Antes ele trabalhava como operador na Unidade Industrial de Aves e, uma semana antes de concluir o curso, já foi promovido para a Manutenção da Cooperativa. “É uma área que eu sempre gostei. Eu via o pessoal trabalhando e sempre quis. Então quando apareceu a oportunidade de participar da capacitação, eu abracei”, comenta.
Qualificação - A qualificação dos colaboradores faz parte da rotina da Cooperativa, que gera o desenvolvimento do campo e também das cidades abrangidas no Oeste e no Sudoeste do Paraná. A oferta de cursos profissionalizantes para quem já faz parte da empresa é aprovada pelos profissionais que estão em constante busca de crescimento. “Percebemos que a Copacol está pensando no nosso futuro. É uma chance de crescer profissionalmente. Além disso, agora estou fazendo o que eu gosto”, diz Passoni, que não pensa em parar. “Tenho interesse em fazer outros cursos. Estou fazendo agora o NR-10 em Elétrica e quando abrirem mais capacitações, vou participar também”, afirma.
Oportunidade - Pryscila Martineli, única mulher da turma, também aproveitou a oportunidade. Ela foi uma das pessoas promovidas: de Operadora de Máquina passou para o setor de Elétrica da Cooperativa. “É gratificante poder participar e me formar. Quando eu vi no painel que iria ter a formação, percebi que era uma oportunidade”. Para atuar no novo setor ela passou por um treinamento, além de fazer o curso NR-10 e Técnico de Segurança no Trabalho. “É gratificante notar como a Cooperativa abre as portas para nós, para nos profissionalizarmos na área em que desejamos atuar. Fico muito grata com a Copacol por fazer isso”, diz.
Demanda - O curso garante uma oportunidade para os colaboradores e também atende a uma demanda existente na empresa para o setor. “Por isso focamos cada vez mais na formação interna, de pessoas que são da Cooperativa e da nossa região. Capacitar profissionais que já fazem parte do quadro de colaboradores traz benefícios a longo prazo. As pessoas fazem carreira conosco”, diz o gerente de Manutenção da Copacol, Lucas Sgarioni.
Grande interesse - A Copacol conta com 16 mil colaboradores, que continuamente são incentivados a participar de cursos de qualificação. A preocupação com os profissionais garante à empresa o título de Melhor Empresa do Agronegócio, conforme a LIDE Paraná, além do reconhecimento GPTW (Great Place To Work), uma excelente empresa para se trabalhar. “O que oferecemos é uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento aos nossos colaboradores e, com isso, transformamos todos em trabalhadores mais capacitados. Parabenizamos os colaboradores porque assim construímos uma empresa sólida e forte com a colaboração e profissionalização de cada um”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.
Parceria - A parceria com o Senai vem proporcionando grande desenvolvimento nas equipes em diferentes setores: os cursos são oferecidos conforme a demanda regional. “Com essa formação os colaboradores estão aptos a ingressar em setores com necessidade de mão especializada. Já realizamos outros cursos e vamos manter essa parceria que garante melhores resultados à Cooperativa e oportunidades aos colaboradores”, afirma Dilson Ledur, coordenador Senai Cascavel. (Imprensa Copacol)
Assuntos do Momento

TV Gessulli acompanha todas as novidades do SIAVS, que abre amanhã (09/08) em SP
No canal da Gessulli no YouTube será possível assistir a entrevistas exclusivas com especialistas, executivos de empresas e lideranças do setor agro

Confira a programação completa do SIAVS 2022
O evento abre oficialmente amanhã (09/08) em São Paulo (SP) com palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, e presença do presidente da República

Presidente da República participa da abertura do SIAVS 2022 na terça-feira (09), em SP
Credenciamento de imprensa tem prazo até segunda-feira (08), às 18h

Ministro da Agricultura da República Dominicana destaca tendência de queda no preço do frango
Escassez de carne de frango se deve à crise suína e ao início do verão no país

Com trajetória da Globoaves em sua capa, Avicultura Industrial estará no SIAVS 2022
A revista Avicultura Industrial estará disponível no estande da Globoaves durante o evento em SP, assim como de outros parceiros da edição

Índice de Preços da Carne cai em julho
Por outro lado, os preços internacionais da carne de aves atingiram um recorde histórico