Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Colômbia: medo da escassez de alimentos e vida animal

Em relação ao projeto de reforma promovido pelo presidente Iván Duque na Colômbia, diversos setores se manifestaram contra e obstruíram as principais vias de trânsito do país, impedindo a circulação de veículos.

Colômbia: medo da escassez de alimentos e vida animal

O presidente recuou com a reforma tributária, mas os cortes no trânsito continuam porque os manifestantes também exigem o fim da reforma da saúde, previdência e trabalhista, bem como a paralisação do deslocamento dos militares nas cidades. Por isso, gerou-se uma forte preocupação com a possível escassez de alimentos que poderia ocasionar uma eventual crise alimentar no país.

Gonzalo Moreno, presidente da Federação Nacional dos Avicultores da Colômbia, referiu-se a este assunto afirmando: “A situação que temos neste momento no Vale do Cauca é dramática, temos 30 milhões de aves em perigo de morte nas próximas 24 horas. , 400 mil pintos de um dia já morreram nas incubadoras porque não tínhamos como retirá-los, ou alimentá-los, neste momento estão em risco 10 milhões de colombianos que não terão acesso a galinhas e ovos por causa desta região responsável por 30% da produção de frangos e ovos do país ”, relata o Infocampo .

Ao mesmo tempo, Jeffrey Fajardo, CEO da Porkcolombia, disse que há muitos porcos em risco devido aos bloqueios. “1,3 milhão de animais estão de fato em risco de morrer, estamos a poucas horas das fazendas estando completamente sem fornecimento de ração balanceada, estamos falando de mais de 840 fazendas em 40 municípios que estão completamente bloqueadas e isso está colocando o departamento e efetivamente à alimentação dos colombianos ”.

“Não faz sentido que os manifestantes que saíram em protesto por uma reforma que foi contra as famílias colombianas sejam hoje os que estão causando esse dano às mesmas famílias colombianas que queriam defender”, lamentou. Outras imagens que impactaram nas redes sociais foram em que milhares de pássaros foram soltos dos caminhões para evitar a morte enquanto esperavam que eles saíssem da estrada. Devido aos cortes, os animais foram impedidos de serem entregues para comercialização, ao mesmo tempo que a ração das galinhas chegava em diferentes granjas.

O chefe de preços da Central de Abastecimiento del Valle, Óliver Medina, explicou que, normalmente, em um domingo na cidade são recebidas 3,5 mil toneladas de alimentos que são vendidos no atacado e no varejo. No entanto, até segunda-feira eles não puderam receber nenhum caminhão. “Há entupimento nas vias de acesso a Cavasa e a comida que estava no caminho não conseguiu chegar. Estão deixando de comercializar 3,5 mil toneladas para 4 mil toneladas de alimentos ”, explica Medina.

Da mesma forma, o presidente da Sociedade de Agricultores da Colômbia (SAC), Jorge Bedoya, alertou que, com os bloqueios nas principais estradas do país, é possível que haja escassez de alimentos e perda massiva de empregos. “As pessoas que estão bloqueando as estradas, principalmente no departamento de Valle del Cauca, na estrada para Villavicencio, em Cundinamarca e Boyacá, devem ter em mente que estão violando o direito à alimentação de centenas e milhares de famílias”, afirmou. disse.

Ele se referiu às milhares de pessoas que trabalham neste sindicato e não tiveram acesso aos seus locais de trabalho, uma necessidade primária para todos os trabalhadores do país. “Estão violando o direito ao trabalho de milhares de pessoas que trabalham diariamente na produção de alimentos e como consequência desses bloqueios pode haver escassez de alimentos em diferentes centros urbanos do país”, disse.