Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Colombia recupera status sanitário live de aftosa com vacinação

Na declaração, a OIE destacou as ações iniciadas e elogia o progresso feito pela Colômbia na implementação das recomendações da missão especializada

Colombia recupera status sanitário live de aftosa com vacinação

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Andrés Valencia Pinzón, informou que o país alcançou mais uma vez o status sanitário de um país livre de febre aftosa com vacinação, depois de conhecer o Carta enviada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a implementação da estratégia de Diplomacia em Saúde, liderada pelo Presidente Iván Duque.

“Acabamos de receber a comunicação oficial da Organização Mundial de Saúde Animal, que confirmou que em 5 de fevereiro a Colômbia goza do status de um país livre de febre aftosa com vacinação. Este é um anúncio muito importante para as 500.000 famílias de gado da Colômbia, porque abrem as portas dos mercados internacionais para exportação de carne “, afirmou o chefe do portfólio agrícola.

Por seu lado, o presidente Duque enfatizou que “essas são as notícias que esperávamos há meses e são boas notícias para os setores rurais, particularmente para o setor agrícola”.

O ministro Valencia Pinzón disse que “com este documento viajaremos pelo mundo, promovendo a carne colombiana e, assim, expandir o comércio deste importante produto.

“Cumprimos os requisitos estabelecidos pelo OIE para recuperar o estado de saúde. Estamos realizando uma vacinação de emergência (ciclo realizado em janeiro e fevereiro para as áreas infectadas), o ciclo de vacinação, estudos de imunidade e a etapa do estudo de circulação viral para mostrar que o vírus da febre aftosa não está mais temos no país ”, explicou a gerente geral da ACI, Deyanira Barrero León.

Na declaração, a OIE destacou as “ações iniciadas e elogia o progresso feito pela Colômbia na implementação das recomendações da missão especializada da OIE”.

Além disso, a Organização explicou que é importante que a Colômbia aplique rigorosamente as disposições do Código Terrestre para impedir a entrada do vírus da febre aftosa no país.

O ministro Valencia Pinzón informou que continuará com o plano de Diplomacia da Saúde e unirá forças para tratar do caso particular da Venezuela “, onde não há controle oficial, um caso que poderia gerar uma afetação em todo o continente, descartando anos de esforços para alcançar e manter o estado de saúde “.

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, entre janeiro e novembro de 2019, as vendas de carne bovina totalizaram mais de 16.346 toneladas, o que representou US $ 55,6 milhões.