Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Covid-19

Com 19 funcionários infectados por coronavírus, frigorífico é interditado em Passo Fundo

Decisão é da Gerência Regional do Trabalho. MPT também acompanha o caso, e pediu à Justiça a dispensa de 2 mil funcionários, em função do risco de contágio.<br /> 

Com 19 funcionários infectados por coronavírus, frigorífico é interditado em Passo Fundo

A Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Passo Fundo interditou nesta sexta-feira (24) o frigorífico da JBS, na cidade do Norte do RS. Pelo menos 19 casos de coronavírus foram confirmados entre os funcionários da unidade e dois parentes de colaboradores morreram por causa da doença.

Em nota, a empresa diz que segue as recomendações de proteção e que confia que as atividades em Passo Fundo serão retomadas. A JBS também enviou imagens da linha de produção, antes da interdição, em que os funcionários aparecem usando itens como máscaras. Confira a íntegra abaixo.

De acordo com a Gerência Regional, órgão ligado à Secretaria do Trabalho do governo federal, 106 funcionários estão sob suspeita. Passo Fundo é a segunda cidade com mais número de casos confirmados de Covid-19. Até a manhã de sexta, eram 73 casos, atrás somente de Porto Alegre, com 417.

Passo Fundo também está em segundo lugar no número de mortes: foram seis, atrás da Capital, que registra 10.

Auditorias da gerência regiional foram feitas na quarta (22) e quinta (23). Conforme a avaliação, foram identificados riscos graves para a saúde dos trabalhadores e que as medidas tomadas até então não estavam sendo suficientes para proteger os trabalhadores contra a Covid-19.

A determinação é de paralisação completa até que medidas sejam implementadas para garantir a segurança dos trabalhadores.

O Ministério Público do Trabalho ingressou com uma ação civil pública pedindo o afastamento dos cerca de 2 mil funcionários da empresa. Uma audiência foi marcada para a tarde de sexta sobre o assunto.

A preocupação do órgão é que a JBS em Passo Fundo também emprega moradores da região, o que pode contribuir ainda mais para a disseminação da doença.

A JBS informou na ocasião que tem seguido as orientações dos órgãos de saúde e tomado as medidas possíveis para garantir a segurança e prevenção dos seus funcionários nos ambientes da fábrica, centrais de distribuição e escritórios.

A empresa disse ainda que contratou consultoria de médicos especializados para acompanhar as práticas adotadas. E que os protocolos para o caso de testagem positiva entre os colaboradores é afastamento das atividades e acompanhamento integral. As áreas onde o funcionário atuava terão desinfecção.

Um funcionário flagrou trabalhadores na entrada do turno de trabalho, funcionários em fila, sem equipamentos de proteção e muito próximos uns dos outros. As fotos foram feitas em 23 de março, dias depois do decreto estadual que proibia aglomerações, e entregues ao Conselho Municipal de Saúde.

Nota da JBS

A JBS refuta as informações do auto de interdição e está confiante na segurança das medidas adotadas com o objetivo de prevenir o contágio da Covid-19 e proteger cada um de seus colaboradores na unidade de Passo Fundo (RS).

A empresa esclarece que seus procedimentos atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição, que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em tudo o que se refira à prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança às medidas tomadas pela empresa que incluem, entre outros pontos:

· Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa;
· Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade;
· Afastamento das pessoas do grupo de risco;
· Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas;
· Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa;
· Adoção de medidas de distanciamento social;
· Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.

A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente.