Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Com a presença de autoridades governamentais e de executivos do setor privado foi aberto no IICA o Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura (CIMAG)

O CIMAG é um dos projetos emblemáticos do IICA de portas abertas e apresenta inovações de empresas como a Bayer e a Microsoft na aposta de demonstrar os benefícios que as tecnologias de ponta trazem para a agricultura mundial

Com a presença de autoridades governamentais e de executivos do setor privado foi aberto no IICA o Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura (CIMAG)

O Ministro das Relações Exteriores e Culto da Costa Rica, Rodolfo Solano, o Ministro da Agricultura e Pecuária deste mesmo país, Renato Alvarado, a Vice-Presidente e Chefe de Estratégia e Assuntos para Atores Globais da Bayer, Natasha Santos, e o Gerente Geral de Microsoft para a América Central, Daniel Verswyvel, inauguraram o Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura (CIMAG), por meio do qual o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) quer mostrar como as tecnologias digitais são capazes de transformar e melhorar o agro, a vida rural e a segurança alimentar das Américas.

Do evento também participaram o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, e, virtualmente, 33 ministros da agricultura dos países do hemisfério.

O CIMAG é um dos projetos mais representativos do IICA de portas abertas, iniciativa com que o Instituto (com sede central na Costa Rica) busca estar cada vez mais próximo das suas contrapartidas e aumentar significativamente o impacto do seu trabalho.

O CIMAG demonstra como a inteligência artificial, a internet das coisas, aplicações 3D, a robótica e outras tecnologias de ponta impactam positivamente na agricultura e são fundamentais para se reduzir a migração rural e fazer com que as novas gerações se interessem pelas profissões agropecuárias.

Trata-se de um verdadeiro centro de inovação, impulsionado pelo IICA em parceria com a Microsoft, a Bayer e a Lego (por meio da distribuidora na Costa Rica de Aprender Haciedo), entre outras empresas, que une o setor agrícola e a educação e ressalta o papel imprescindível das novas tecnologias no setor agrícola por meio de experimentação virtual e interativa.

O Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado – que participou da abertura da Conferência dos Ministros da Agricultura das Américas 2021, evento em que se enquadra a abertura do CIMAG – citou os muitos desafios que o setor agrícola dos nossos países terá pela frente em áreas como sustentabilidade e resiliência ambiental, inclusão e transformação para uma agricultura digital.

“Esse projeto sem dúvida inspirará as novas gerações a verem na agricultura uma atividade importante para assegurar a alimentação mundial e a economia e que, de mãos dadas com as tecnologias, poderá avançar para atividades cada vez mais produtivas e sustentáveis com o meio ambiente”, afirmou o mandatário.

“Daqui da Costa Rica, queremos fazer um chamado respeitoso aos governos dos Estados membros do IICA a que renovemos esse compromisso, irrenunciável, de apostar decididamente em uma agricultura que seja resposta, que facilite processos, que dignifique o ser humano, os nossos cidadãos”, disse o Chanceler deste país, Rodolfo Solano.
Entre os seus avanços tecnológicos, o CIMAG conta com diversas estações de amostra, ou exibits, em que empresas do setor privado expõem os diversos usos das suas inovações.

“Para habilitar no campo a adoção das tecnologias que nos permitam produzir mais alimentos de maneira mais sustentável e deflagrar o bem-estar no campo, desenvolvemos para a CIMAG um espaço educativo e lúdico com Minecraft para a educação. Ali, as crianças e os jovens – os verdadeiros agentes da mudança – poderão adquirir habilidades digitais e desenvolver conhecimentos de cuidado com o meio ambiente e a agricultura sustentável. Para a Microsoft é um orgulho pôr a tecnologia a serviço da sustentabilidade em um setor que tem tanta incidência no bem-estar da nossa região”, explicou Daniel Verswyvel, Gerente Geral da Microsoft para a América Central.

“As Américas são uma região em que as inovações podem ter o maior efeito possível. Existe um espaço enorme para a potencialização da agricultura do amanhã em que os agricultores tenham acesso às tecnologias, aos mercados e a um apoio adequado, em que se possa fazer com que as terras sejam mais produtivas e absorvam carbono. Na Bayer, nós nos comprometemos plenamente a apoiar essa agricultura, estamos orgulhosos de colaborar com o IICA em uma ampla gama de projetos, pois, quando trabalhamos juntos, alcançamos muito mais, podemos extrair o potencial de novos avanços científicos e acrescentar novas perspectivas que aportem ideias”, disse Natasha Santos, Vice-Presidente e Chefe de Estratégia e Assuntos para Atores Globais da Bayer.

Manuel Otero, Diretor Geral do IICA, explicou que o CIMAG é parte das transformações que o Instituto incentiva para oferecer uma cooperação técnica baseada na digitalização, mais inovadora e próxima dos seus beneficiários e das contrapartidas nas Américas, com o que pretende potencializar a agricultura e o desenvolvimento rural na região.

“Este é o espírito deste IICA de portas abertas: ser uma ponte que conecta atores, temas, países e sub-regiões, para ajudar a encontrar soluções para os desafios enfrentados pelo mundo rural, exacerbados pela pandemia da Covid-19 e pela mudança do clima, e no qual é imperativo garantir a segurança alimentar global”, comentou.

Outras iniciativas enquadradas no plano mestre do IICA de portas abertas são o IICA 3D, o laboratório de fabricação digital Fab Lab, a Casa Típica Rural, a Floresta das Américas, a futura Praça da Agricultura das Américas (declarada de interesse público pelo Governo da Costa Rica) e o reconhecimento aos #LíderesdelaRuralidad.