Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Com altas externas, indicadores da soja avançam

Crise na economia da Argentina vem gerando especulações de menor oferta de soja e derivados para exportação

Com altas externas, indicadores da soja avançam

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (01/08) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços da soja subiram no mercado doméstico, diante das altas internacionais.

De 22 a 29 de julho, os Indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ – Paraná da oleaginosa subiram expressivos 5,8% e 5%, com respectivos fechamentos de R$ 195,73/sc e de R$ 188,17/sc de 60 kg nessa sexta-feira, 29.

No front externo, a crise na economia da Argentina vem gerando especulações de menor oferta de soja e derivados para exportação. Para conter a inflação, o governo do país considera reduzir os embarques ou até mesmo elevar mais uma vez o imposto sobre as exportações do complexo soja.

O Cepea ressalta que o país vizinho é o principal exportador mundial de farelo e óleo de soja e o terceiro mais importante no abastecimento global do grão. Diante disso, agentes do Brasil e dos Estados Unidos esperam obter maior fatia nas comercializações mundiais de derivados de soja, resultando em alta nos preços em ambos os países.