Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rabobank

Com aumento de importações para segurar inflação, Brasil, EUA e China serão os mais beneficiados

De acordo com o Rabobank, como os preços dos alimentos devem permanecer altos e asp reocupações do governo com a inflação de preços aumentarão ainda mais, pode-se esperar um aumento nas importações acima da forte demanda sazonal.

Com aumento de importações para segurar inflação, Brasil, EUA e China serão os mais beneficiados

O relatório Global Poultry Trimestral Q4 2022 do Rabobank aponta que além do comércio global geralmente é mais forte no segundo semestre do ano,  a oferta em muitos países será mais apertada devido à inflação dos preços de custo, condições econômicas incertas e Influenza Aviária.

Como os preços dos alimentos devem permanecer altos e as preocupações do governo com a inflação de preços aumentarão ainda mais, pode-se esperar um aumento nas importações acima da forte demanda sazonal.

Segundo o banco Em linha com o primeiro semestre de 2022, espera-se que Brasil, EUA e China sejam os mais beneficiados, enquanto a Tailândia pode recuperar parte da posição que perdeu no ano passado. Estima-se que a Turquia e a Rússia também serão exportadores significativos. A Turquia se beneficiará de uma moeda fraca, enquanto a Rússia terá que lutar contra sanções e um RUB forte. Já a Ucrânia deve recuperar gradualmente sua posição com o apoio especialmente da União Europeia, que abriu totalmente seu mercado para o frango ucraniano.

Em geral, o banco estima que os mercados globais permaneçam bem equilibrados com condições de mercado apertadas e preços crescentes em alguns países. Isso levou ao aumento dos níveis de comércio e a um volume comercial recorde de 3,5 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2022, 7% acima do segundo trimestre de 2021. Os principais mercados de importação, como Europa, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, aumentaram as importações. Vários países facilitaram o comércio para conter a inflação, como Arábia Saudita, África do Sul, Filipinas, com mais países esperados a seguir à medida que os preços aumentam ainda mais.