Alltech AI
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Sustentabilidade

Com foco em projetos sustentáveis, parceria do BRDE com Agência Francesa é premiada

Com investimentos que já ultrapassam R$ 450 milhões, cooperação já contabiliza 78 projetos financiados na região Sul do País

Redação, com informações AEN
09-Jun-2022 07:46

A parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), destinada a financiar projetos alinhados à produção e ao consumo sustentáveis, conquistou o primeiro lugar entre os projetos concorrentes ao Prêmio SAIN-ABDE, na categoria Instituições Financeiras de Desenvolvimento. 

Iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) do Ministério da Economia, a premiação ocorreu nesta terça-feira (07), em Brasília.

Com investimentos que já ultrapassam R$ 450 milhões, esta cooperação técnica e financeira já contabiliza 78 projetos financiados na região Sul do País. A partir de um volume de 120 milhões de euros, foram apoiados projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Presente no evento de premiação, o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, destacou que o prêmio renova os compromissos das duas instituições em atuar a favor da sustentabilidade. “Este prêmio reflete o quanto BRDE e AFD estão alinhados com a agenda climática global, uma parceria que se fortalece diante dos grandes desafios do momento. Estamos construindo, juntos, projetos que já trazem impactos positivos para diferentes cidades da região Sul e que devem se ampliar para o futuro”, destacou o diretor

A diretora Regional da AFD no Brasil e Cone Sul, Laetitia Dufay, participou do evento via plataforma digital e enalteceu a iniciativa do prêmio SAIN-ABDE. “É uma verdadeira honra receber esse prêmio ao lado do nosso parceiro histórico, que é o BRDE. É uma parceria que tem uma importância fundamental, faz parte da nossa primeira união com instituições brasileiras, o que permitiu conhecer melhor o sistema de fomento do País”, descreveu.

NOVA PARCERIA – A primeira cooperação foi formalizada em 2018, mas em 2020, BRDE e AFD estabeleceram uma nova parceria, agora no montante de 70 milhões de euros, que é parte de um esforço conjunto para estimular a retomada da economia sustentável nos três estados do Sul. Além disso, está em fase final a negociação para assinatura da terceira operação de crédito entre AFD e BRDE, com valor previsto de 100 milhões de euros, o que poderá ocorrer ainda antes do final do mês de julho.

"A premiação na categoria Instituições Financeiras em Desenvolvimento é, sobretudo, o reconhecimento de uma parceria de cooperação comprometida com a economia voltada à sustentabilidade e ao propósito do BRDE em abrir novos diálogos com a sociedade”, ressaltou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

PRESENÇAS – A solenidade de premiação contou com as presenças do diretor executivo do Brasil no Banco Mundial, Erivaldo Gomes; da presidente da ABDE, Jeanette Lontra, também diretora-presidente do Badesul; do secretário-substituto de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Carlos Lampert; e do presidente da Fomento Paraná e diretor da ABDE, Heraldo Neves.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade